O que e elipse?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Elipse é a omissão de um termo da frase que seja facilmente subentendido.

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

Principais tipos de elipse

  • Elipse do sujeito.
  • Elipse de verbos.
  • Elipse de preposições.
  • Elipse de conjunções.
  • Fique sabendo mais!

Elipse. A elipse é a omissão de um ou mais termos, os quais não foram expressos anteriormente no discurso, entretanto, que são facilmente identificáveis pelo interlocutor (receptor). Exemplo: Estávamos felizes com o resultado dos exames. (Neste caso, a conjugação do verbo “estávamos”, propõe o termo oculto “nós”.)

Assim, S = π · ab. Observe que se a = b, a elipse se torna um cırculo cujo raio é r = a e a área da elipse é dada por S = π · a · a = π · a2.

A interseção da elipse com a reta focal l consiste de exatamente dois pontos, A1 e A2, chamados vértices da elipse sobre a reta focal. 2c = d(F1,F2) = d(A, F1) + d(A, F2)=2a, isto é, 2c = 2a, o que é impossível, já que, por definição, 2c < 2a. Seja A2 ∈E∩ l − F1F2 tal que x = d(A2,F2).

A elipse é a omissão de um termo no enunciado.
O zeugma, portanto, é um tipo específico de elipse, já que a supressão, nesse caso, está condicionada ao fato de esse termo já ter sido anteriormente mencionado na frase. Veja os seguintes exemplos: Diante dela, os pais e os irmãos.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Em geometria, uma elipse é um tipo de seção cônica: se uma superfície cônica é cortada com um plano que não passe pela base e que não intersete as duas folhas do cone, a interseção entre o cone e o plano é uma elipse. Para uma prova elementar disto, veja esferas de Dandelin.

O que é elipse? A elipse é uma figura de linguagem caracterizada por omitir um termo linguístico (palavra ou expressão) no enunciado. Apesar de omitido, esse termo costuma ser facilmente subentendido pelo contexto. Assim, sua omissão não torna o enunciado incompreensível.