O que é efeito de sentido exemplo?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.

Quando queremos expressar algo além do perceptível durante a produção textual, é comum que façamos o uso de alguns recursos. Esses recursos são conhecidos como efeitos de sentido. Eles podem se manifestar por intermédio da ambiguidade, duplo sentido, ironia e humor.

Há quatro efeitos de sentido essenciais a serem compreendidos para a interpretação de textos: ambiguidade, duplo sentido, ironia e humor.

Geralmente o duplo sentido faz uso de palavras que podem ter sentidos diferentes dependendo do contexto. Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)

O efeito de humor está presente em um texto quando uma situação provoca surpresa cômica, devido a alguns fatores, como deslizes dos personagens, situações absurdas, soluções fora do comum para algum problema, ou até certos estereótipos.

Efeito de sentido é a produção oriunda da enunciação, é no campo da enunciação que temos os efeitos de sentido; estamos então, no terreno do dizer.

Em síntese, os sentidos de um texto são dependentes de fatores linguísticos, cognitivos, interacionais, socioculturais. A coerência se divide em continuidade, progressão, não contradição e articulação. são quatro metarregras formuladas por Charolles (1988) que Cavalcante (p.

o sentido de uma palavra é a soma de todos os fatos psicológicos que ela desperta em nossa consciência. Assim, o sentido é sempre uma formação dinâmica, fluida, complexa, que tem várias zonas de estabilidade variada.

Modo imperativo: exprime atitude de ordem, solicitação, convite ou conselho.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

O duplo sentido é um tipo específico de ambiguidade que é usado intencionalmente para criar humor ou ironia. Ele geralmente ocorre quando uma palavra ou frase pode ser interpretada de duas maneiras diferentes, sendo uma interpretação mais inocente ou literal e outra com uma conotação mais sugestiva ou provocativa.

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra. Já no humor, se quer apenas fazer uma brincadeira para gerar entretenimento.

A utilização da linguagem conotativa nos gêneros discursivos literários e publicitários ocorre para que se possa atribuir mais expressividade às palavras, enunciados e expressões, causando diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes.

Em fotografia, o mais comum é usar o desfoque para criar um efeito de profundidade, conferindo importância ao plano que ficou em foco.