O que é edema nas veias?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Quando o inchaço se torna recorrente e não diminui com manobras como deixar as pernas elevadas por um certo período de tempo, é necessário buscar ajuda médica de um cirurgião vascular para poder avaliar as causas e possíveis tratamentos.

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.

Quais são os sintomas do edema? O edema pode ser evidenciado como um inchaço visível em partes do corpo como pés, mãos e braços ou ser, até mesmo, generalizado, acontecendo em todo o corpo do indivíduo e sendo mais difícil de ser percebido. No entanto, em alguns casos, o edema não se baseia em sinais físicos.

Além do inchaço , o edema também pode causar descoloração da pele , deixar temporariamente a marca de um dedo quando pressionado, deixar a área afetada dolorida, causar rigidez articular, aumento ou perda de peso, aumento da pressão arterial e da pulsação.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Primeiramente, edema é definido como acúmulo de líquidos no corpo. A maioria dos casos ocorre no LEC, porém pode haver no líquido intracelular (LIC).

Para tratar os problemas de circulação o especialista é o cirurgião vascular ou a angiologista e o mais importante é saber a causa exata para iniciar o tratamento, que pode ser feito com medicamentos em alguns casos com cirurgia.

Hormonas como o estrogénio (em pílulas anticoncecionais e terapia de reposição hormonal) e a testosterona. Medicamentos para baixar a pressão arterial (anti-hipertensivos) chamados de bloqueadores de canais de cálcio (tais como a nifedipina, anlodipina, diltiazem, felodipina e verapamil)

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. As pernas são os locais onde mais frequentemente surgem os edemas, mas o inchaço pode ocorrer em qualquer ponto do corpo.

Por isso, um processo inflamatório é desenvolvido que leva ao edema. O tempo de duração do inchaço varia em cada caso, mas em geral é possível afirmar que costuma desaparecer entre duas a quatro semanas.

Atividades físicas ajudam a desinchar. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. A planta bastante comum é usada por sua poderosa ação diurética e depurativa.

Antistax
O Antistax é um medicamento prescrito para tratar sintomas de varizes e outros problemas relacionados às artérias. Ele atua através de uma ação anti-inflamatória que ajuda a proteger a parede das veias e a aumentar a sua permeabilidade.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.