O que é edema na cirurgia?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

5 dicas para melhorar edemas no período pós-operatório

  1. Utilize roupas confortáveis. ...
  2. Utilize malhas compressivas. ...
  3. Não tome remédio por conta própria. ...
  4. Procure uma fisioterapia orientada pelo seu cirurgião. ...
  5. Opte por uma drenagem linfática.

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar. A maioria das lesões que vemos - muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento - vão curar dentro de duas a seis semanas.

Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente. Ou seja, a partir daí já é possível observar resultados do procedimento. Porém, na maioria das cirurgias o inchaço segue decrescendo.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

O edema pode ser evidenciado como um inchaço visível em partes do corpo como pés, mãos e braços ou ser, até mesmo, generalizado, acontecendo em todo o corpo do indivíduo e sendo mais difícil de ser percebido.

As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias depois. “Cerca de metade dos pacientes não sentem nada até que o coágulo se desprenda e atinja outra parte do corpo.

Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente. O Seroma deve ser tratado, pois o acúmulo de líquido que não é removido, pode endurecer, formando um Seroma encapsulado. E é sobre esse assunto que vamos falar hoje.

A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível. Mas existe um período de evolução onde a aparência da cicatriz sofre alterações físicas típicas de cada fase.