O que é edema?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano. Existem diferentes tipos de edema, sendo que alguns podem ser mais graves, como o edema cerebral.

Edema é o intumescimento de tecidos moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática. O edema pode ser generalizado ou local (p. ex., limitado a um único membro ou a parte deste).

O que é edema? Também conhecido como inchaço, o edema é definido como o acúmulo de líquido (fluido intersticial, ou seja, o fluido entre as células) nos tecidos ou órgãos.

O principal sintoma do edema periférico é o inchaço dos pés e tornozelos. De modo geral, o inchaço causado pelo edema periférico não causa dor, mas pode incomodar e impedir o uso de calçados mais apertados.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

São considerados preocupantes casos onde há risco de morte de parte do osso, que pode ser causada pelo comprometimento permanente do suprimento de sangue, esse processo recebe o nome de necrose avascular ou osteonecrose do osso. Mesmo sendo rara a complicação, é importante ficar de olho.

Se não for adequadamente tratado, o edema pode causar um inchaço cada vez mais doloroso, rigidez muscular ou articular, estiramento da pele, que pode tornar-se pruriginosa e desconfortável, aumento do risco de infecção na área inchada, diminuição da circulação sanguínea e da elasticidade das artérias, veias, músculos e ...

O edema tem cura? Sim, desde que a causa para o surgimento do edema seja descoberta o mais rápido possível. Dessa forma, é fundamental procurar um médico assim que qualquer um dos sintomas relacionados a essa condição forem identificados para realizar exames complementares que identifiquem a causa.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

O edema pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum nos pés e tornozelos, o que é conhecido como edema periférico. Outros tipos de edema são edema cerebral, edema pulmonar e edema macular , que afeta a mácula dos olhos . Fala-se de edema idiopático nos casos em que uma causa não pode ser encontrada.

Causas

  • Obesidade;
  • Infecção na perna;
  • Trombose;
  • Varizes;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência hepática;
  • Insuficiência renal;
  • Insuficiência venosa.

Tanto na insuficiência cardíaca quanto na insuficiência venosa dos membros inferiores, o edema surge e piora quando o paciente fica muito tempo em pé e tende a desaparecer após algumas horas deitado, quando a gravidade não exerce força contrária.

Caso você esteja com edema nas pernas, dores e queimação, procure um médico angiologista para uma avaliação e, se for o caso, iniciar um tratamento para edema nas pernas. O Dr. Lucas Cocenza é um médico angiologista que realiza avaliação para detectar se há problemas nos vasos sanguíneos ou linfáticos.