O que é doppler?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Efeito Doppler é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído este nome em homenagem a Christian Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842.

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

O Doppler é um ultrassom que usa ondas sonoras de alta freqüência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo através de suas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue para seus braços e pernas.

Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.

O ultrassom tradicional e o ultrassom com Doppler são bastante similares e a tecnologia usada para obtenção das imagens com ondas sonoras funciona da mesma maneira. A única diferença é que o Doppler possibilita a visualização dos fluxos corporais, do fluxo sanguíneo de órgãos e membros.

Cada exame de Doppler vascular tem seu preço. Na maioria das vezes, um exame de ultrassom Doppler arterial dos membros inferiores pode ser obtido por um valor que pode variar de R$350,00 a R$600,00. No entanto, esse é um valor médio praticado, mas é possível encontrar valores mais altos.

Para fechar o diagnóstico, o médico pode pedir o exame Eco Duplex, uma espécie de ultrassom que permite visualizar o fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo. Esse exame é indicado para chegar ao funcionamento de tecidos, como os nervos do cérebro e coração.

Com este exame, é possível estudar uma série de condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente, como malformações, oclusões (entupimentos), a qualidade das paredes das veias e também a função das válvulas presentes nas veias.

Em geral, o ultrassom com Doppler leva pouco tempo para ser realizado. A duração do exame é de 30 minutos à uma hora, dependendo da situação. O procedimento é totalmente indolor e nada invasivo. Basta que o paciente deite na maca enquanto o médico utiliza o transdutor.

Esse tipo de exame serve para a investigação de anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas, e durante a gestação, para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto. Saiba mais sobre o ultrassom com Doppler, quais são suas indicações e quando realizá-lo.

Em geral, não exige nenhum preparo prévio ou, no máximo, um jejum de algumas horas, conforme o tipo de exame; Grande precisão diagnóstica; Indolor e pode ser repetido inúmeras vezes, permitindo um acompanhamento minucioso da evolução ou dos resultados terapêuticos de muitos quadros patológicos.

Para realização do procedimento, o paciente é posicionado de pé, mediante a aplicação de um gel aquecido nos membros inferiores, o médico vai deslizar o transdutor (parte do ecógrafo que capta as imagens) pela área a ser analisada.

O ultrassom 3D não tem apenas a função de mostrar o rosto do bebê detalhado para os pais.

No exame de ultrassom com ou sem Doppler colorido, utilizamos um transdutor (a parte do equipamento que entra em contato com o corpo do paciente) e, com o auxílio de um gel condutor, o médico consegue visualizar e analisar a região através de imagens que vão sendo formadas.