O que é doping?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Dopagem bioquímica ou simplesmente dopagem, quando não houver possibilidade de confusão ou pelo uso no domínio específico ou restrito da medicina desportiva, é a utilização de substâncias proibidas no ...

O doping é a ingestão de drogas ou de métodos específicos que têm como objetivo melhorar o desempenho de um atleta durante uma disputa. A palavra “doping” tem origem inglesa, usada no turfe, e significa injeção ilícita de uma droga estimulante aplicada no animal de corrida para garantir a vitória.

O doping é o uso de substâncias, drogas ou métodos ilícitos usados para melhorar o desempenho esportivo. Esses métodos artificiais podem aumentar a resistência do corpo e dão vantagens competitivas físicas e psicológicas em relação aos outros adversários de forma totalmente desonesta.

Aumento de agressividade e apetite sexual, algumas vezes resultando em comportamento anormal sexual e criminal, muitas vezes referido como “Roid Rage” (raiva de esteroide, em tradução livre). Retirada do uso de esteroides anabólicos pode ser associados com depressão e, em alguns casos, suicídio.

Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.

Aumento das lesões traumatológicas dos tendões e dos ligamentos, porque o desenvolvimento dos músculos não é acompanhado do desenvolvimento dessas estruturas. Lesões do fígado, como hepatite e câncer. Redução do tamanho dos testículos, redução na produção dos espermatozóides e lesões graves da próstata.

As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios. Estimulantes: substâncias que excitam e alteram o metabolismo, como a cafeína, a cocaína, o crack e as anfetaminas.

Os mais comuns de serem usados são a efedrina, testosterona, nandrolona e eritropoetina. Esses hormônios ajudam no estímulo do sistema nervoso e cardíaco, aumento de massa muscular, oxigenação das células e aumento na quantidade de glóbulos vermelhos.

As substâncias proibidas podem ser divididas em 5 grupos principais:

  • Narcóticos;
  • Agentes anabolizantes;
  • Estimulantes;​
  • Diuréticos;
  • Hormônio peptídicos e análogos.

Para isso, muitos recorrem ao chamado “doping natural”, que promete aumentar o desempenho do corpo legalmente. O treino em altitude e a ingestão de alimentos com alto índice de cafeína são dois desses métodos, conhecidos principalmente por atletas e treinadores.

Em geral, o doping é realizado na busca por ganhos que possibilitem ao atleta superar seu limite fisiológico máximo. Além das vantagens físicas, o uso do doping no esporte é capaz de conferir vantagens psicológicas ao atleta em relação aos seus adversários.

Doping é o termo utilizado para descrever a prática ilegal de usar substâncias ou métodos proibidos para melhorar o desempenho esportivo. Ele acontece por meio da ingestão, injeção ou uso de outras formas de administração de substâncias proibidas.