O que é doença auto imune?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

"Doenças autoimunes" é um termo genérico utilizado para designar um grupo de doenças onde o sistema imunológico ataca o próprio corpo.

Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.

Genética – ter familiares com uma doença autoimune pode aumentar a probabilidade de desenvolver o problema. Fatores ambientais – existem fatores externos que causar alterações em células normais do corpo e desencadear uma resposta imunológica. Por exemplo, a luz do sol, radiação, alguns medicamentos ou vírus.

A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.

Para identificar uma doença autoimune, o hemograma (exame de sangue completo) é bastante eficiente, uma vez que avisa que a contagem de células não está normal.

Isso também não significa cura, pois o paciente pode precisar usar medicações para evitar rejeição, há o risco de recorrência, de infecções etc.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.

Quando você tem uma doença autoimune, o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido saudável em vez de combater a doença. “Em certos casos, apenas ter uma doença autoimune pode aumentar o risco de carcinoma basocelular (CBC) ou SCC, os dois tipos mais comuns de câncer de pele”, diz ele.

Importante ressaltar que algumas doenças autoimunes podem ser desenvolvidas por conta de maus hábitos, que prejudicam a qualidade de vida. Sendo assim, os fatores de risco também incluem o abuso de álcool, drogas, cigarro, sedentarismo e alto consumo de alimentos industrializados.

Ingerir suplementos de vitamina D e óleo de peixe pode ajudar a proteger adultos de desenvolverem distúrbios autoimunes como artrite reumatoide, psoríase, doenças da tireoide e polimialgia reumática, uma doença inflamatória que causa dor muscular e rigidez nos ombros e quadris, de acordo com um novo estudo.

O tratamento da maioria das doenças autoimunes consiste na inibição do sistema imunológico através de drogas imunossupressoras, como corticoides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICOIDES), ciclofosfamida, ciclosporina, micofenolato mofetil, rituximab, azatioprina, etc.

Artrite reumatoide: entenda como é feito o diagnóstico da doença autoimune que afeta as articulações. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela artrite reumatoide, uma doença inflamatória, crônica e autoimune.

- Tenha uma dieta saudável visando a melhora dos prognósticos e a regressão dos sintomas associados às doenças autoimunes. - Tome água. A água ajuda a aliviar a sensação de boca seca além de ajudar na retenção de líquidos que são efeitos secundários de alguns medicamentos indicados para doenças autoimunes.