O que é doença?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Uma doença é uma condição particular anormal que afeta negativamente o organismo e a estrutura ou função de parte de ou de todo um organismo, e que não é causada por um trauma físico externo. Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos.

Desajustamento ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo, ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação esta exposto (Citado por: Rouquayrol, 1986).

A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”. Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo.

Para os pacientes, a doença não é vista como um caso vulgar com manifestações conhecidas e soluções previsíveis, mas sim uma ameaça a sua integridade, tanto física como psicossocial. Desta forma, o paciente fica com um olhar mais integrado quanto à relação do corpo com a mente (Canto e Simão, 2009).

A enfermidade seria a condição percebida pela pessoa ou paciente, caracterizando-a como queda de ânimo, algum sintoma físico, ou mesmo dor. A doença seria a condição detectada pelo profissional de saúde, com quadro clínico definido e enquadrada como uma entidade ou classificação nosológica (NARVAI et al., 2008).

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.

  • Depressão.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes.
  • Asma.
  • Acidente Vascular Cerebral.
  • Câncer.

2. Moléstia específica (que ataca animais e vegetais). 4. Vício; defeito; mania.

Estes são os elementos básicos da cadeia de transmissão das doenças infecciosas: indivíduo doente, indivíduo são, agente infeccioso e ambiente.

Manifestação de sintomas físicos, como dores musculares, dores abdominais, entre outros.

A doença é uma construção teórica com base em observações objetivas que tentam explicar o problema, e o adoecimento é a experiência pessoal e subjetiva de quem está doente, e é diferente para cada indivíduo.

Doença é considerada um evento biológico cuja causa pode ser ou não reconhecida pelos métodos clínicos. Não deve ser confundida com moléstia, vocábulo que provém de MOLESTO-(O)-IA e que tem a acepção de mal-estar, de inquietação, não sendo bom português empregá-lo no sentido de doença ou enfermidade.

A saúde, de fato, deve ser entendida como um componente da qualidade de vida, além de um direito social que se vincula inclusive ao bem comum. A doença, por sua vez, se refere a um conjunto de sintomas e sinais que podem afetar o bem-estar do paciente, seja num nível físico, mental ou mesmo social.

Lucas 7:11–17.

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista.