O que e dismenorreia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Descrição: Dismenorreia é a dor pélvica que surge no primeiro dia do período menstrual. E que desaparece, quando cessa o fluxo. Mas tende a se prolongar em muitas patologias que podem estar associadas com a dismenorreia Tem um caráter cíclico.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipos: Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações.

A dismenorreia é caracterizada pela dor pélvica durante o período menstrual, este tipo de cólica pode ser classificado como dismenorreia primária ou secundária. Já a endometriose é definida pela presença de glândula ou estroma endometrial em localização fora da cavidade uterina.

Tomar banhos quentes ou usar bolsa de água quente sobre o abdome é outra providência que ajuda a aliviar o desconforto da dismenorreia moderada. A prática regular de meditação, yoga ou de qualquer outra atividade física, independentemente da medicação, contribui para atenuar a dor e melhorar o bem estar.

Mulheres com cólica menstrual têm como principal sintoma dor em cólica no baixo ventre, de intensidade variável, que se irradia para as costas e membros inferiores, durante a menstruação.

É importante notar que, mesmo quando há uma doença causando a dismenorreia anormal, não necessariamente a mulher é infértil. Problemas como a endometriose e os miomas podem ou não afetar a capacidade reprodutiva, em níveis diferentes.

A dismenorréia primária tem sua etiologia discutida entre os estudiosos do assunto, ela costuma surgir nos primeiros ciclos. Tende a cessar ou diminuir após a gravidez ou com a idade. Está associada ao aumento da produção de prostaglandinas, gerando cólica, náuseas, vômitos, diarreia, fadiga, nervosismo, cefaleia.

Os achados a seguir são especialmente preocupantes em pacientes com dismenorreia:

  1. Dor nova ou de início recente.
  2. Dor intermitente.
  3. Febre.
  4. Corrimento cervical purulento.
  5. Evidências de peritonite.

A dismenorreia pode ser definida como a colicas menstruais, dor abdominal e/ou pélvica intensa que surge antes da menstruação ou coincidindo com a mesma, e dura aproximadamente 24 horas.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

A cólica renal acomete a região abdominal lateral e pode irradiar para a virilha, enquanto a cólica intestinal é uma dor semelhante à de uma cãimbra. Ainda em relação às cólicas secundárias, que podem ocorrer fora do período menstrual, existem diferentes doenças e condições relacionadas e que merecem atenção.

Os efeitos da menstruação no corpo mais comuns incluem; inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial. A menstruação retrógrada, em que há sangue menstrual e tecido endometrial, que são expelidos através das trompas em direção aos ovários e na cavidade abdominal, pode ser uma das causas.