O que é didática?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A palavra didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική, que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos. E o processo de conhecimento se dá no diálogo.

A Didática é uma disciplina eminentemente pedagógica e opera a interligação entre teoria e prática. Ela tem como objeto de estudo o processo de ensino na sua globalidade, ou seja, envolve condições e meios de direção, princípios, finalidades, conteúdos, objetivos, métodos e organização do ensino e da aprendizagem.

A didática geral ou teoria do ensino
os processos de ensino e aprendizagem referentes ao ensino de conteúdos específicos, em situações sociais concretas” (p. 234).

A DIDÁTICA EM SALA DE AULA
A didática tem como pressuposto o ensino e estabelece estudos que auxiliem os professores na sala aula, fazendo com que o processo de ensino seja caracterizado pela condição existente entre o professor e o aluno.

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.

Continue a leitura e veja tudo sobre:

  1. Conectar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos.
  2. Usar músicas e filmes como recursos educacionais.
  3. Incorporar memes no processo de aprendizagem.
  4. Usar plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma.
  5. Dar protagonismo aos alunos.
  6. Apostar na gamificação.

O mais importante é ter organização e clareza, com ou sem divisões. É crucial que a lousa não seja “claustrofóbica”, ou seja, não tenha conteúdo “espremido”. O que normalmente causa isso são professores que querem todo conteúdo numa única exposição. Muitas vezes isso acaba mais confundindo do que melhorando a didática.