O que é diafragma?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Bem, o diafragma é um músculo estriado em forma de abóbada. É ele que separa a cavidade torácica, que contém os pulmões e o coração, da cavida abdominal. Afinal, sua principal função é a respiração.

Durante a inspiração, o órgão se contrai e desce, reduzindo a pressão dentro do tórax e comprimindo as vísceras do abdômen, o que facilita a entrada do ar nos pulmões. Na expiração, ocorre o processo inverso: ele relaxa e sobe, aumentando a pressão dentro do tórax e expulsando o ar dos pulmões.

O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.

Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório. O diafragma é uma lâmina musculotendínea (músculos intermediados por tendões) que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.

A liberação miofascial manual é uma intervenção destinada a alongar indiretamente as fibras musculares diafragmáticas para reduzir a tensão gerada pelos pontos de gatilho, normalizar o comprimento da fibra e promover uma maior eficácia da contração muscular.

Sintomas das hérnias diafragmática

  • Dificuldade para deglutir. A hérnia e o conteúdo herniário podem comprimir o esôfago, canal que conduz os alimentos da boca até o estômago. ...
  • Refluxo. ...
  • Dificuldade para respirar. ...
  • Taquicardia. ...
  • Sons respiratórios diminuídos ou ausentes.

Assim, algumas listas de sintomas podem ter uma causa diafragmática como: o aumento glandular do pescoço, as fáscias, distúrbios cardíacos, doenças dos pulmões, cérebro, fígado, rins, útero, ovários, icterícia, disenteria, menstruação, espasmos, tumores do abdome e todos os sintomas de uma larga lista de enfermidades ...

Efetuar uma inspiração profunda, seguida de pequenos sopros expiratórios alternados com breves pausas. Realizar cinco inspirações consecutivas sem expirar, de modo a aumentar o volume pulmonar e, consequentemente, tossir. Inspirar e expirar profundamente três vezes seguidas e, depois, tossir voluntariamente.

O cirurgião torácico é o profissional que trata as doenças que afetam o tórax e o aparelho respiratório.

O tratamento para a hérnia diafragmática é sempre cirúrgico. O procedimento, realizado com anestesia geral, tem o objetivo de reposicionar os órgãos na cavidade abdominal e fechar o orifício do músculo diafragma.

Possui três partes musculares (esternal, costal e lombar), cada uma com sua própria origem e todas inseridas no tendão central do diafragma. O diafragma tem um formato de duas cúpulas, com a cúpula direita posicionada ligeiramente mais alta do que a da esquerda devido ao fígado.