O que é demanda?

Perguntado por: spaiva8 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Em economia, demanda ou procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante um dado período de tempo.

Demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.

A oferta refere-se à quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a oferecer. A demanda (ou procura) é a quantidade desses bens e serviços que os consumidores estão interessados em adquirir.

Teoria Elementar da demanda. É a representação gráfica das diferentes quantidades de um bem que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços por unidade de tempo. Lei da demanda: Expressa a relação inversa existente entre a quantidade demandada de um bem e seu preço.

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.

Tipos de demanda

  • Demanda negativa. Ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita, porém acaba sendo “inevitável” (ex. ...
  • 2.Demanda inexistente. ...
  • 4.Demanda irregular. ...
  • 5.Demanda em declínio. ...
  • 6.Demanda plena. ...
  • 7.Demanda excessiva. ...
  • 8.Demanda indesejada.

Dentro do mercado de trabalho existem diferentes relações, como a oferta e a demanda, que se caracteriza na parcela de trabalho oferecido, ou seja, a quantidade de vagas de emprego, e a parcela de trabalhadores disponíveis para vender sua força de trabalho para essas vagas, o que muitas vezes é maior.

Demanda (procura): quantidade que consumidores desejam e demandam no mercado de determinado bem ou serviço. Oferta: quantidade do bem ou serviço que disponibilizada para os consumidores por parte das empresas e dos produtores.

Resumidamente, demanda é tudo que o mercado quer de nós. Já a Venda é o que de fato conseguimos vender, o que faturamos para os clientes.

Pontos principais. A Lei da Demanda determina que um preço mais alto leva a uma menor quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada. Curvas de demanda e tabelas de demanda são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre demanda e preço.

Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.

A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, sendo o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Um demanda pode ser urgente ou importante. Para defini-la, considera-se urgente a demanda que tem a ver com um tempo previsto para a solução; a importância tem a ver com o impacto que ela possui. Para isso, classifica-se as demandas de 1 (mais prioridade) e 4 (priorização mais baixa).

Um preço menor por um produto substituto gera uma queda na demanda pelo outro produto. Por exemplo, nos últimos anos, à medida que o preço dos tablets caiu, a quantidade demandada aumentou devido à lei da demanda.