O que é ecommerce?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Comércio eletrônico ou comércio eletrónico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones, baseadas em dois conceitos fundamentais o B2B e o B2C.

E-commerce vem de electronic commerce, que significa comércio eletrônico na tradução do inglês. O termo refere-se às transações comerciais realizadas pela internet – via computadores, celulares, tablets e demais dispositivos móveis – e também aos sites de venda de marcas próprias.

Também chamado de comércio eletrônico ou comércio online, o e-commerce é um tipo de negócio em que há a compra e venda de produtos totalmente através da internet. Sendo assim, todas as partes da compra do produto são online: a seleção do produto, escolha de endereço para a entrega, forma de pagamento e compra.

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a comercialização de produtos ou serviços pela Internet, em que as transações são feitas via dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones ou tablets. Esse tipo de comércio tem vários tipos de canais de vendas, mas o mais comum é a loja virtual.

Com um time responsável por um dos canais de vendas, cuida de toda a parte estratégica do site e de desenvolvimento de produto. Na prática, seu trabalho envolve diversas áreas, além da adequação do serviço ao site próprio e ao aplicativo.

7 passos essenciais para criar um e-commerce

  1. Faça o planejamento do negócio. ...
  2. Escolha uma boa plataforma de e-commerce. ...
  3. Selecione o sistema de pagamento. ...
  4. Invista na segurança da loja online. ...
  5. Capriche no conteúdo dos produtos. ...
  6. Monte uma boa operação de logística. ...
  7. Aplique as estratégias de marketing.

Quais são as melhores opções para vender no e-commerce?

  1. Vestuário. A segmento de vestuário é muito bem aceito pelo público. ...
  2. Esportes e lazer. ...
  3. Casa e decoração. ...
  4. Cosméticos e maquiagem. ...
  5. Mercado pet. ...
  6. Acessórios. ...
  7. Eletrônicos.

A melhor plataforma de eCommerce depende do tamanho e da complexidade da sua loja online. Algumas das plataformas de comércio eletrônico mais populares incluem WooCommerce, PrestaShop, Shopify e BigCommerce.

E-commerce é uma loja online própria, exclusiva da sua marca. Já o marketplace, funciona como um shopping virtual, onde várias lojas vendem produtos no mesmo lugar.

A partir desta comparação é possível observar que o e-commerce se refere a qualquer forma de venda pela internet — como marketplaces ou as lojas virtuais. Já a loja virtual refere-se a páginas de venda específicas, dedicadas a uma loja ou produto.

As vantagens do e-commerce vão fazer a sua marca ficar de olho nas oportunidades online. Se a sua marca ainda não está na internet, está na hora de mudar de ideia. As vantagens do e-commerce vão além do aumento nas vendas e incluem a captação de mais clientes, maior alcance e melhor relacionamento com o consumidor.

A média salarial de E-commerce é de R$ 7.469 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de E-commerce em Brasil é de R$ 5.442, variando entre R$ 761 e R$ 15.745.

Vendedor e-commerce
O vendedor de e-commerce é aquele que trabalha em busca das metas estipuladas pelo coordenador. As atividades desse profissional variam de acordo com o modelo de negócio, no entanto, a dinâmica de trabalho não muda muito.

Os produtos mais vendidos na internet são roupas, sapatos, celulares, notebooks, livros, brinquedos, produtos para o cabelo, perfumes, artigos de armarinhos, entre outros.

Aprenda agora os 7 passos para montar um e-commerce do zero em 2022

  1. Trace um objetivo. ...
  2. Defina a plataforma ideal. ...
  3. Escolha produto e nicho de mercado. ...
  4. Determine os meios de pagamento. ...
  5. Encontre fornecedores. ...
  6. Estabeleça canais de atendimento. ...
  7. Estipule meios de envio.

5 passos para criar um ecommerce de sucesso e vender mais

  1. Entendendo mercado e público-alvo;
  2. Garanta entregas de excelência;
  3. Divulgação e conteúdo;
  4. Entenda seus resultados;
  5. Tecnologia e experiência do cliente.