O que é empreender?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Empreender, no sentido literal e segundo dicionários, é a ação de decidir realizar e pôr algo em execução. Ou seja, o que define o que é empreender é justamente a disponibilidade de agir a favor de uma solução, oportunidade ou necessidade.

Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Empreender é fazer algo novo, geralmente difícil e trabalhoso, antes que os outros façam algo parecido. Um empreendedor tem a iniciativa de inovar e tomar riscos para chegar aos seus objetivos maiores.

O empreendedorismo é bom para o mercado de trabalho
Uma pessoa que está disposta a abrir um negócio também está disposta a correr riscos e se entregar de corpo e alma à sua empresa. Isso abre caminhos para a inovação, para a concorrência e para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Um empreendedor precisa ter a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios, inclusive com novos produtos e serviços. As pessoas com essas características geralmente agem com proatividade e estão preparadas para situações adversas.

Mas o que faz alguém ser um empreendedor? Empreender nada mais é do que pensar e agir de maneira inovadora, criando oportunidades, liderando e inspirando pessoas. É a disposição para dobrar a rotina e assumir riscos que trarão ganhos financeiros, profissionais e pessoais.

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo usado no setor empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Porém, há outros valores que permeiam o empreendedorismo, mas em menor escala, a exemplo do que ocorre em outras atividades humanas. Basicamente, o empreendedorismo apóia-se em uma tríade: ação, valor e finalidade. Toda ação empreendedora busca uma finalidade, a partir de certos valores que o empreendedor enxerga.

Tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

  • Empreendedor informal. ...
  • Empreendedor social. ...
  • Empreendedor cooperado. ...
  • Empreendedor franqueado e franqueador. ...
  • Empreendedor corporativo. ...
  • Empreendedor do conhecimento. ...
  • Empreendedor do negócio próprio.

Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

  • Empreendedorismo individual. Entre os tipos mais recorrentes de empreendedorismo conhecidos hoje está o empreendedorismo individual. ...
  • Empreendedorismo corporativo. ...
  • Empreendedorismo social. ...
  • Empreendedorismo de negócios. ...
  • Empreendedorismo feminino. ...
  • Empreendedorismo verde.

Coisas que todo empreendedor deve saber

  1. Plano de negócios. Uma das principais coisas que todo empreendedor precisa saber: como elaborar um plano de negócios. ...
  2. Captação de recursos. Empresas precisam de capital para funcionar. ...
  3. Gestão financeira. ...
  4. Marketing digital. ...
  5. Gestão do tempo. ...
  6. Negócio digital.

O empreendedor promove mudanças em processos e equipes através da implantação de suas ideias inovadoras. Ele pode ou não ser dono de uma empresa, a principal característica, é que ele tem esse potencial de inovar, realizar os planos e de gerar transformação em qualquer tipo de ambiente.

Neste caso, podemos definir as habilidades empreendedoras, portanto, enquanto comportamentos que cumprem a função de aumentar as chances de realizar algo de maneira a obter sucesso, sendo fundamentais para empreender eficientemente.

Um empreendedor de sucesso é, portanto, alguém que tenta não pensar no fracasso e nem se deixa abater quando algo sai errado. Em outras palavras, é uma figura que motiva e convence os que estão ao seu redor de que o negócio tem tudo para ser bem-sucedido.