O que é varejo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Varejo ou retalho é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado, o varejo é a venda direta ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários.

O mercado varejista, ou simplesmente varejo, é o setor que atende diretamente o consumidor final, ou seja, geralmente pequenas quantidades de produtos são vendidos. Diferentemente do atacado, no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes, geralmente varejistas.

De maneira bem simples, o varejo é a forma de vender o produto para o consumidor final. Ou seja, a pessoa que realiza a compra é a mesma que desfrutará do produto ou serviço.

A principal diferença entre varejo e atacado é o público-alvo de cada modelo de negócio. Isto é: varejo: venda para o consumidor-final, pessoa física; atacado: venda para pessoa jurídica e empresas.

O varejo de serviço é quando a empresa passa a ser vista como uma prestadora de serviços antes de ser uma vendedora de produtos. Isso acontece quando o negócio disponibiliza serviços agregados que complementam ou não aquele produto que está sendo oferecido.

No Brasil, temos como principais setores varejistas os supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos e livrarias.

O comércio atacadista é caracterizado pela comercialização de produtos em grande escala. Ou seja, seu objetivo é revender produtos em grande quantidade. É por isso que seu público-alvo não é o consumidor final, mas sim outras empresas ou revendedores.

O que significa vendas no varejo? A venda no varejo é um modo de venda em que as empresas realizam transações de maneira direta para o cliente, onde pode ser via loja ou e-commerce. A outra forma mais comum de venda é o atacado, onde as transações acontecem de empresa para empresa.

Por outro lado, a principal desvantagem do varejo em relação ao atacado é o valor dos produtos. Afinal, nos supermercados e estabelecimentos do tipo, você acaba arcando com mais custos associados ao produto.

As duas modalidades incluem consumidores distintos. Enquanto o atacado busca pessoas jurídicas – como empresas e revendedores – o varejo busca o consumidor comum (pessoa física). As compras no varejo são compostas pelo preço que a loja comprou no atacado, somado ao lucro e ao transporte do produto até o local.

O varejo é responsável pela venda de mercadorias diretamente ao público final. Inclui estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas de artigos diversos. A variedade de produtos é gigante e não faltam oportunidades de emprego nesse nicho de mercado.

O atacado é a venda de grandes quantidades de mercadorias para revendedores, geralmente com preços mais baixos do que os praticados no varejo. Enquanto o varejo é a venda de pequenas quantidades de produtos para o consumidor final, normalmente com preços mais elevados do que os do atacado.

Isso porque trabalhar no comércio, seja como operador de caixa, balconista, vendedor ou estoquista, por exemplo, é uma experiência completa em termos de contato com clientes, organização de mercadorias nas gôndolas, relacionamento com distribuidores e negociações com clientes e fornecedores.

Os sistemas de varejo são ferramentas tecnológicas, entendidas como softwares, que permitem que seu negócio ofereça um melhor serviço de atendimento e vendas para os clientes. O objetivo dos sistemas de varejo é organizar os processos e potencializar a cadeia logística de uma loja ou estabelecimento.