O que é curcumina?

Perguntado por: ebotelho2 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A curcumina é um polifenol que ocorre naturalmente no açafrão-da-Índia e que faz parte de um grupo de componentes bioativos denominados curcuminoides. Uma das principais características da curcumina é sua cor amarelo-alaranjado sendo então o responsável pela cor do açafrão.

A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.

A curcumina é o princípio ativo da cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia. A cúrcuma é uma raiz originária do sudeste da Ásia, utilizada como tempero devido a sua capacidade de coloração dos pratos e seus diversos benefícios à saúde.

Eles ainda ajudam a frear a liberação de citocinas pró-inflamatórias, que são proteínas responsáveis por estimular o processo de inflamação no organismo. Melhora a digestão: a curcumina tem efeito protetor do estômago e reduz os riscos de úlcera péptica e gástrica.

Usar a cúrcuma em marinadas para carnes, frutos do mar e legumes. Misturar a cúrcuma em molhos, como hummus, ou em preparações de queijo para um sabor adicional. Adicionar a cúrcuma em bebidas quentes, como chá ou leite com especiarias, para um sabor adicional e benefícios para a saúde.

Você pode usar a cúrcuma todos os dias, tanto na sua comida, quanto na forma de shot ou até mesmo como suplementação se acaso não gostar do sabor, mas quer os benefícios dela.

Essa raiz, que pode ser utilizada fresca em rodelas ou seca, em forma de pó, é valorizada por suas ações antioxidante e anti-inflamatória. O coração e a imunidade são especialmente favorecidos com seu consumo.

Dosagem de cúrcuma para colesterol alto (por via oral): 1 a 1,4 gramas de curcumina em duas doses divididas diariamente por 3 meses. (Nota: neste caso específico, a cúrcuma pura não é a melhor opção para um tratamento.

Cúrcuma também pode proteger o corpo de destruição tecidual e inflamação das articulações e promover o melhor funcionamento das células nervosas. Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Controla a pressão arterial: estudos mostram que a curcumina pode melhorar a função endotelial vascular, que normalmente diminui com a idade. Este atributo melhora o fluxo sanguíneo, o que tem demonstrado efeitos benéficos na regulação da pressão arterial.

O preço médio de curcumina depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar curcumina por valores entre R$ 24,15 e R$ 258,06.

Dores nas extremidades, inchaço nas extremidades, erupção da mucosa bucal, cansaço, gastrite e mau hálito.

Geralmente, o melhor momento para tomar o suplemento é um pouco antes das principais refeições (almoço e/ou jantar). A parte da dosagem indicada pelo fabricante, só se deve tomar suplementos de cúrcuma com orientação médica.