O que é curcuma?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia.

A cúrcuma é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) há cerca de seis mil anos. É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.

A cúrcuma em pó é uma das especiarias mais antigas do mundo, produzida a partir da moagem das raízes secas da planta cúrcuma longa. É muito utilizada por grande parte da indústria alimentícia, farmacêutica e até na produção de cosméticos.

Além da cúrcuma em pó, também é possível utilizar sua raiz fresca. Ela funciona como o gengibre e pode ser ralada, então experimente seu sabor em sopas, ensopados e assados! Ainda dá para batê-la para usar em sucos e vitaminas, por exemplo. Agora, o sumo da raiz fresca fica excelente em molhos para saladas.

A cúrcuma tem diversos benefícios, mas existem algumas contraindicações. Pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares por conta de pedra na vesícula não devem fazer uso da cúrcuma.

Encontrado em 273 farmácias. Curcuma longa deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água. A dose habitual para adultos é de 2 cápsulas a cada 12 (doze) horas, ou seja, duas tomadas diárias, totalizando 500 mg de medicação a cada tomada.

Dores nas extremidades, inchaço nas extremidades, erupção da mucosa bucal, cansaço, gastrite e mau hálito.

Adicione meia colher de sopa de cúrcuma nestas receitas e estes e outros pratos vão ganhar uma coloração nova, muitos nutrientes e uma ajuda na queima de gordura. Outra forma excelente de usar a cúrcuma para a perda de peso é fazendo chás.

Períodos pré e pós cirúrgicos devem ser evitados para que a cúrcuma não prolongue o sangramento. Sangramento oculto, nas fezes, câncer na região, divertículo que possa causar inflamação, varizes estomacais, cirrose hepática e úlceras estomacais nesse período deve ser evitado o consumo da cúrcuma.

Na medicina tradicional asiática, estudos indicam que a cúrcuma pode ser utilizada para tratar problemas de pele, problemas digestivos, dores e incômodos em geral, mas também serve como alimento básico da ayurveda —medicina indiana que propõe a harmonia entre corpo, mente e alma.

Muito utilizada como tempero para realçar o sabor das preparações, a curcuma em pó possui sabor amargo apimentado e uma fragrância leve que lembra a laranja e o gengibre.