O que é cronica?

Perguntado por: dramos3 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Na literatura e no jornalismo, uma crônica ou crónica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio.

As crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como por exemplo, uma fila de banco, um passeio no parque, a espera do ônibus no terminal. O cronista não descreve simplesmente os fatos, ele os usa como ponto de partida para uma reflexão ou para o simples entretenimento do leitor.

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

A crônica é um gênero textual narrativo caracterizado por ser um texto curto, com elementos de humor e para criticar ou apresentar um ponto de vista sobre a sociedade a partir da observação do cotidiano. O conceito de crônica pode ser, portanto, uma forma de escrita simples, objetiva e informativa.

A crônica é um gênero textual discursivo que narra situações cotidianas da vida urbana. A crônica é um gênero amplamente difundido no âmbito jornalístico. A crônica é um gênero textual típico dos séculos XIX, XX e XXI, normalmente sendo encontrada em jornais ou revistas.

Uma crônica deve possuir um enredo, personagens, clímax e, claro, uma narração. Mas isso não significa que são todas iguais. Existem diversos estilos de crônicas.

A crônica pode ser classificada em dois principais tipos: a crônica narrativa e a crônica argumentativa. A crônica narrativa, como o próprio nome diz, é uma narrativa curta com temática cotidiana envolvendo personagens, tempo, espaço, narrador e enredo.

Vamos listar algumas dicas que vão ajudar você a escrever e publicar livro de crônicas.

  1. Defina o tema da crônica. ...
  2. Expresse sua opinião. ...
  3. Evite personagens. ...
  4. Não imagine demais. ...
  5. Respeite o tamanho da crônica. ...
  6. Revise sua crônica.

A crônica é um gênero textual narrativo típico de jornais e revistas.

O cronista – aquele que escreve as crônicas – é uma espécie de observador do cotidiano: cenas corriqueiras, ações banais ou acontecimentos inusitados são sempre temas de ótimos textos desse gênero.

Crônicas devem ser curtas, mas não tanto.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas. Entretanto, há crônicas mais ou menos longas. Os padrões variam.

A crônica pode ser um diálogo imaginado, uma situação hipotética, algo que quase aconteceu ou que aconteceu na cabeça do autor, assim como pode misturar ficção com realidade. – Um tamanho bom de crônica é entre 2 mil e 4 mil toques (contando letras, pontuação e espaço entre as palavras), porém, o tamanho é livre.

Peça que os alunos pesquisem outros textos e que produzam crônicas a partir dos estudos realizados, estimulando, assim, a produção textual. Os textos podem ser publicados em um fanzine ou, se a turma preferir, crie um blog.

A crônica narrativa é um tipo de crônica que relata as ações de personagens num tempo atual e um espaço determinado. Em relação à linguagem, as crônicas narrativas possuem uma linguagem simples e direta e, muitas vezes, utilizam do humor para entreter os leitores.

A crônica existe desde o início da modernidade, mas só se afirmou mesmo como um tipo popular de literatura a partir do século XIX, quando cronistas passaram a escrever em colunas de jornais. No século XX, a coluna da crônica semanal ou diária passou a angariar um público cada vez mais vasto.