O que é cortisol?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 9 votos

O cortisol é uma hormona corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal diretamente envolvido na resposta ao estresse.

Os níveis normais de cortisol atuam como reguladores de humor, pressão arterial e quantidade de açúcar no sangue. Também fortalecem a musculatura do coração e, em pequenas doses, fortificam o sistema imunológico e a resistência à dor. Ele faz, ainda, o manejo das gorduras, carboidratos e proteínas no corpo.

O que é o cortisol? Cortisol é um hormônio que é produzido pelo nosso organismo para ajudar nas funções internas do corpo e processos vitais para a vida. Ele desempenha um papel essencial em vários processos, regulando o metabolismo e atuando também no sistema imunológico.

Estresse intenso, má alimentação, falta de sono e outros fatores podem contribuir para o aumento do cortisol. Felizmente, há várias estratégias que podem ajudar a manter os níveis de cortisol sob controle, incluindo práticas como meditação, yoga, exercícios físicos regulares, alimentação saudável e sono adequado.

A doença de Addison, também conhecida como "insuficiência adrenal primária" ou "síndrome de Addison", ocorre quando as suprarrenais deixam de produzir o cortisol. Assim, a falta desse hormônio pode levar à fraqueza, hipotensão e sensação de cansaço generalizada.

Outro recurso para controle dos níveis do hormônio cortisol é o ansiolítico natural Relora®, que ajuda a combater a insônia, o estresse, a ansiedade e a compulsão alimentar sem causar dependência ou sonolência.

Como manter os níveis de cortisol sob controle?

  1. Técnicas de respiração, como a meditação e mindfulness.
  2. Yoga.
  3. Boa qualidade do sono.
  4. Atividade física regular, especialmente com exercícios aeróbicos.

O exame de cortisol avalia o nível de cortisol e pode ser feito com amostras de sangue, urina ou saliva. O valor de referência do nível de cortisol no sangue é: Manhã: 5 a 23 mcg / dL; Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral.

Também conhecida como hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, a Síndrome de Cushing se manifesta quando ocorre uma exposição prolongada do organismo a níveis elevados do hormônio cortisol (ou cortisona).

O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo.

Cortisol insuficiente pode ser devido a um problema na glândula pituitária ou na glândula adrenal (doença de Addison). O início dos sintomas costuma ser muito gradual e eles podem incluir: Fadiga extrema. Perda de peso.

Cortisol Tarde - R$32,00 - Labi Exames.

O hormônio conhecido como cortisol é o responsável por controlar o estresse em nosso corpo, além de ajudar a diminuir inflamações, melhorar o funcionamento do sistema imune e auxiliar o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, mantendo os níveis de açúcar no sangue constantes.

“Por causa da testosterona, o homem costuma ter o cortisol um pouco mais elevado do que a mulher, mas, para ambos, ele deve estar entre 5 mg e 23 mg por litro de sangue. Já uma criança tem entre 5 mg e 10 mg, sendo o mesmo valor para um idoso”.