O que é coqueluche?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo.

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível causada pela bactéria Bordetella pertussis e está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises incontroláveis de tosse seca seguida pelo guincho inspiratório, que é som produzido pelo estreitamento da glote.

Os antibióticos matam a bactéria que causa a coqueluche e auxiliam para uma rápida recuperação. Todavia, não existe muita coisa que possa ser feita para a prevenção ou o alívio da tosse. O uso de medicamentos para esse sintoma não é recomendado, pois tem pouco efeito sobre a doença.

Quais são os sintomas da Coqueluche? Os sintomas da Coqueluche podem ser classificados em três fases: Catarral, Paroxismo e Regressão ou Covalescência. Nesta fase, que dura uma semana, os sintomas da Coqueluche são muito similares a um resfriado comum.

Também pode se contrair a doença quando compartilha-se lençóis, copos e outros objetos pessoais. Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.

Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios.

A doença dura aproximadamente 30 dias. A prevenção contra a coqueluche é através da vacina Tríplice que deverá ser administrada em crianças de dois meses até quatro anos e onze meses.

Os exames realizados na Funed para a pesquisa de genes de resistência são: Cultura – É realizada mediante o isolamento da Bordetella pertussis pela cultura de material colhido de nasofaringe (Swab de nasofaringe). A cultura é considerada como o padrão ouro no diagnóstico da coqueluche.

Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas no estágio catarral. Xaropes expectorantes e inibidores da tosse não trazem benefícios terapêuticos.

Toda pessoa que apresente tosse por mais de 14 dias, associada a sintomas como tosse paroxística, guinchos inspiratórios, ou vômitos pós-tosse, pode se suspeitar de coqueluche.

Os antibióticos de eleição são os macrolídeos, preferen- cialmente a azitromicina, por 5 dias. Todos os contactantes devem receber profilaxia com antibiótico; deve-se também revisar a situação vacinal do caso index e de seus contatos. É doença de notificação compulsória assim que existir suspeita clínica.

Os pacientes não hospitalizados devem ser afastados de suas atividades habituais (creche, escola, trabalho), por pelo menos 5 dias após início de tratamento com antimicrobiano, nos casos não submetidos à antibioticoterapia, o tempo de afastamento deve ser de 3 semanas após o início dos paroxismos.

Fimatosan Xarope 150ml - farmagora.

Para tratar a coqueluche, o paciente precisa ficar em isolamento, evitando que outras pessoas desenvolvam a doença. O tratamento é feito por meio de medicamentos diversos, que aliviam os sintomas e a tosse constante, além do uso de oxigênio para tratar a falta de ar.