O que é concordância nominal?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Concordância gramatical é a transmissão de características morfológicas de flexão gramatical de um vocábulo principal para outro. Em geral, concordância é ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase; neste contexto, pode ser entendida como "se refere de forma correta".

Na concordância nominal, como regra geral, o substantivo (ou pronome substantivo) concorda em gênero e número com o adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio a ele relacionados. Veja os exemplos: Basquiat era um pintor americano. Basquiat e Warhol eram artistas americanos.

A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.

O núcleo do sintagma nominal é o substantivo, por isso todos os seus determinantes devem estar em harmonia com ele, esse é o princípio da Concordância Nominal. Todos os elementos que compõem a oração precisam estar em harmonia, ou seja, em concordância.

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo. Para fazer concordância verbal e nominal correta é necessário observar a que termo ele se refere.

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Neste exemplo, quando concordamos o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos) estamos fazendo a concordância verbal. Por sua vez, quando concordamos os substantivos (regras e exemplos) com o adjetivo (complicados) estamos fazendo concordância nominal.

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)

O complemento nominal é um dos termos integrantes da oração, que são aqueles que completam o sentido de nomes e verbos no enunciado. Ele acompanha especificamente outros nomes no enunciado, como substantivos abstratos, adjetivos e advérbios.

Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.

Erro de concordância nominal
Por exemplo, se um nome está no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto não está equivalente em gênero e número. Dessa maneira, é fácil perceber que seria errado escrever “O aluno estudiosos”, ou “O aluno estudiosa”, ou “Os aluno estudioso”, não é mesmo?

Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Ex.: Dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta.

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.