O que é colostomia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Colostomia consiste na exteriorização do intestino grosso, mais comumente do cólon transverso ou sigmóide, através da parede abdominal, para eliminação de gases ou fezes.

A colostomia é a exteriorização no abdome de uma parte do intestino grosso, o cólon, para eliminação de fezes/gases. A colostomia é realizada quando a pessoa apresenta qualquer problema que o impeça de evacuar pelo ânus.

A cirurgia de colostomia é realizada a partir de uma abertura na parede abdominal, próxima à parte final do intestino, por onde passarão as excreções. O papel da bolsa é coletar o conteúdo fecal, facilitando o processo de evacuação do paciente e permitindo que as fezes sejam descartadas de maneira prática e higiênica.

Com a cirurgia de construção do estoma, a evacuação passa a ser um ato involuntário. Ou seja, as fezes podem ser expelidas a qualquer momento e, portanto, é preciso estar com a bolsa de ostomia acoplada ao estoma o tempo todo.

As indicações para a colostomia são variadas. Esse processo é realizado quando o paciente apresenta um problema que impede a correta eliminação das fezes pelo ânus. Entre as indicações para a realização desse procedimento estão patologias crônicas, como doença de Chagas, doença de Chron e câncer.

ALIMENTOS PERMITIDOS:
Verduras e legumes (exceto os formadores de gases), preferencialmente cozidos. Leite, iogurte e queijos de acordo com a tolerância. Carnes, peixes e aves cozidas, grelhadas ou assadas. Óleos vegetais (soja, milho, girassol, azeite, etc), margarina e açúcar em pouca quantidade.

Quando a saúde do paciente está restabelecida e o método é temporário, é possível fazer a cirurgia de reversão.

A colostomia dura para sempre
A colostomia temporária dura em torno de 4 a 8 semanas e é revertida através de uma nova cirurgia”, comenta. O empresário Luciano Szafir utilizou a bolsa de colostomia por dez meses devido às complicações da Covid-19. Mas, como explica o médico, há casos em que ela é definitiva.

Depois de uma cirurgia de colostomia, parte do intestino grosso ou do reto são removidos. Como é no intestino grosso que a água é absorvida das fezes, quando se perde parte dele, as fezes ficarão com um maior teor de água e portanto, mais amolecidas.

Para fazer a lavagem da bolsa, encha um copo descartável com água e despeje cautelosamente dentro dela. Em seguida, segure a saída de um jeito firme e agite a bolsa cautelosamente. Por fim, descarte a água suja no vaso sanitário; Depois de feita a lavagem, use o grampo para fechar a bolsa.