O que é colica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 16 votos

O que é cólica? A cólica é uma situação incômoda de dor em “espasmo”, com picos ao longo do dia, aumentando e diminuindo de intensidade. De modo geral, a cólica está relacionada a contrações e distensões em diferentes regiões do corpo, como útero ou tubo gastrointestinal e até mesmo as vias urinárias.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipos: Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Como diminuir as cólicas?

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

Praticamente todas as mulheres sentem cólicas durante o período menstrual, que podem variar de um incômodo leve com duração de um ou dois dias a vários dias de dor mais intensa.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual. Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta.

posição fetal
Nada mais aconchegante que reproduzir o posicionamento do bebê dentro do útero materno para aliviar a cólica menstrual. Deitar de lado e abraçar as pernas em torno de si ajuda diminuir os espasmos do útero em razão do calor na região pélvica, proporcionando relaxamento.

Acha que acabou? 15% dos homens acreditam que ficam inchados e 5% dizem que sentem até cólicas menstruais. Nem é preciso dizer que eles não possuem útero, nem ovários e que, por isso, não menstruam – de modo que tais sintomas associados à TPM não poderiam existir.

Podemos dividir as cólicas menstruais em primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns. Costumam aparecer pouco depois das primeiras menstruações. Já as secundárias vêm de alguma doença ou problema, como a endometriose, problemas com o DIU, alterações do útero e ovários e inflamação pélvica.

Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

O sintoma mais comum e que caracteriza a cólica menstrual é a dor localizada no baixo ventre. A intensidade varia de pessoa para pessoa. Em algumas mulheres o desconforto é leve, em outras pode trazer dores agudas. Não raro, a dor se irradia para as costas e membros inferiores.