O que é cheque especial?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Cheque especial é, no sistema financeiro brasileiro, o crédito automático que o banco possibilita ao cliente caso ele necessite efetuar pagamentos ou transferências em sua conta, e não há saldo disponível.

Como funciona
Os valores variam conforme a renda e o relacionamento do cliente. Quando você precisar de um valor maior que o saldo da sua conta, o limite do Cheque Especial disponível faz cobertura do valor que estava faltando e, a partir daí, você passa a pagar juros sobre o valor excedente que você precisou usar.

O Cheque Especial é um crédito disponível na conta corrente para utilização em situações emergenciais, por períodos curtos. Todos os clientes pessoas físicas do Banco do Brasil estão isentos da cobrança da tarifa de Cheque Especial estipulada pelo BACEN na Resolução 4.765.

Como possui uma das mais altas taxas de juros do mercado e acesso fácil, um dos maiores riscos é o de perda de controle financeiro do consumidor. Usar o cheque especial com muita frequência é outro risco para o usuário. Se entrou nesse ritmo, tente parar e refletir sobre as suas contas.

Para pagar o seu cheque especial basta fazer um depósito na conta corrente. O BB Crédito Parcelamento Cheque Especial é a opção para quem precisa parcelar o saldo devedor do cheque especial, pois possui juros menores e prazos maiores.

Nesse caso, o período de apuração dos juros é de 30 dias corridos. Então, se você pagar, por exemplo, os juros no dia 10 de um mês, o seu ciclo de apuração será do dia 10 ao dia 09 do mês seguinte. Dentro deste período, você pode utilizar o cheque especial sem a cobrança dos juros por 10 dias corridos ou alternados.

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.

Para evitar o pagamento de juros abusivos, tente, ao máximo, evitar o cheque especial. Em caso de emergência - e falta de reserva financeira - a principal recomendação é evitar o uso da modalidade antes que os juros comecem a rodar.

8%

Algumas mudanças nos juros de cheque especial foram anunciadas. A taxa dos bancos será reduzida e passa a ter um limite máximo de 8% ao mês. Essa é considerada uma boa redução, já que a média anterior dos bancos era de 12%. Vale lembrar que isso equivale a uma taxa de juros de 150% ao ano.

No cheque especial, das seis instituições bancárias pesquisadas, cinco oferecem taxa fixada em 8% ao mês, o teto limitado pelo Banco Central para esse produto desde janeiro de 2020. O Banco do Brasil é o único que diverge desse patamar, com juros de 7,73% ao mês, o que puxa a média do mercado para baixo.