O que é identidade?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes mudando em função da reação social.

Nossa identidade não é somente feita através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo. A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais.

Nossa identidade pessoal está relacionada diretamente com a nossa personalidade: podemos ser mais extrovertidos, mais amáveis, menos neuróticos, etc. Enfim, nossa identidade pessoal vai ser formada por diferentes características que nos definem.

A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...

Existem diferentes tipos de identidade, como, por exemplo: Identidade pessoal. Identidade social. Identidade cultural.

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.

Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).

A identidade de família está posta social e culturalmente a partir de modelos tradicionais estabelecidos, ou seja, da identidade atribuída, e ainda sustentada na ideologia que associa a família à ideia de natureza, garantindo através das gerações o legado de modelo 'ideal' ou 'correto' de organização familiar.

é, os conceitos que nos permitem identificar objetos individuais mediante características empíricas. A base a partir da qual pretendemos fazê-lo é o Tratado sobre a origem das coisas predicamentais, obra do filósofo, teólogo e cientista alemão do séc.

A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais.

Exemplos clássicos são as identidades nacionais e as identidades de classe. Assim, filhos de pais alemães, nascidos em solo alemão, podem se sentir parte de um grupo maior, os “alemães”, aos quais se sentem ligados pelo destino histórico, ainda que, na realidade jamais venham a conhecer a maioria.

Qual é a importância da construção da identidade na infância? Esse processo de autoconhecimento tem início no momento em que nascemos e se estende por toda a nossa vida. É por meio dele que aprendemos a nos perceber como indivíduos, conhecemos nossas habilidades e descobrimos nossos limites.

40), “o processo de fortalecimento da identidade racial brasileira é uma possibilidade de enfrentamento da discriminação racial”. Tais enfrentamentos fazem parte do cotidiano do negro em todos os aspectos: sociais, culturais e econômicos.

O que é Identidade:
É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.