O que é inclusão?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, orientação sexual, religião, preconceito social ou preconceitos raciais.

"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.

A inclusão social pode ser entendida como ações e medidas que buscam pela participação ativa de todos nos mais diversos âmbitos da sociedade. Dessa forma, o sentimento de pertencimento é desenvolvido e há a integração de todos dentro de uma comunidade.

Assim, inclusão significa a tentativa de corrigir a exclusão de alguns grupos – por exemplo, cadeirantes, autistas, pessoas LGBT – dos direitos sociais mais básicos. Isso significa que algumas camadas da sociedade não possuem acesso à educação, ao trabalho, ou a uma vida segura.

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

A inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade, pois trabalha o estabelecimento de regras que promovem a igualdade entre todos os grupos, garantindo seus direitos à educação, saúde, trabalho e outros recursos necessários para suprir suas necessidades.

A inclusão é diferente no sentido de reconhecer e valorizar a diversidade como um direito humano. Ou seja, um modelo de escola inclusiva abre as portas para todos, sem discriminação, e a partir da necessidade de cada indivíduo, busca soluções para proporcionar o melhor ensino e experiência de aprendizagem.

Em resumo, inclusão significa que as necessidades de todas as pessoas são respeitadas e que todos tenham acesso às mesmas oportunidades para viver, brincar e aprender.

Inclusão social é uma medida de controle social que visa a incluir na sociedade grupos marginalizados e excluídos, como os negros, deficientes e homossexuais.

O processo de inclusão pode se dar, por exemplo, por meio da Educação Especial. Essa modalidade de ensino está prevista na Constituição Federal (CF), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e em diversos documentos e legislações nacionais.

Para falar de diversidade e inclusão com as crianças, é preciso incentivar o respeito às diferenças, a empatia, e explicar sobre o direito de igualdade de oportunidade, para que a criança com algum tipo de deficiência possa estar onde ela quiser, e apara isto a sociedade precisa mudar.

Quando pesquisamos a palavra inclusão nos dicionários, o significado é enfático: ato ou efeito de incluir. Para entender melhor o que é inclusão, também vale lembrar do seu antônimo: exclusão. Estamos falando, portanto, sobre a adoção de meios e ações que combatam a exclusão na vida em sociedade.

Resposta: Inclusão é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais.

A inclusão promove o aprendizado mútuo entre os alunos, que podem compartilhar suas experiências e conhecimentos e aprender uns com os outros, enriquecendo o processo educacional e contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com a diversidade.

O principal objetivo da inclusão escolar é estabelecer as mesmas oportunidades e possibilidades para todos os alunos, para que todos tenham o mesmo acesso à educação. Isso significa garantir não só o acesso, mas a permanência desses alunos no ambiente escolar.