O que é renavam?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 15 votos

O Registro Nacional de Veículos Automotores é um sistema desenvolvido pelo Serpro que cobre todo o Brasil, tendo como principal finalidade o registro de todos os veículos do país, efetuados pelas unidades do Detran em cada estado, e centralizados pela unidade central, o Denatran.

É possível encontrar o código Renavam no CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Por serem documentos parecidos, a numeração aparece no mesmo local. Logo acima do campo “Nome” ou “Nome/Endereço”, você encontrará o campo “CÓD. RENAVAM”.

O que é RENAVAM? O RENAVAM é tão importante para um veículo que tem mais peso do que a placa, por exemplo. Ele é o Registro Nacional de Veículo: o documento identificador do veículo. Podemos dizer que ele é como se fosse o CPF do seu carro ou moto e, por isso, é tão importante.

Como consultar o RENAVAM 2020 pela placa:

  1. Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado;
  2. Procure no site a opção “Consulta RENAVAM”;
  3. Clique na opção de consulta pela placa;
  4. Informe o número da placa;
  5. Selecione “Consultar”.

Também é possível verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), utilizando o número do Renavam e a placa do veículo. O IPVA 2022 conta com um pacote inédito de descontos.

Não é possível descobrir o Renavam do veículo apenas pelo CPF. Se você precisa do número do Renavam, poderá descobrir pela placa. É só fazer a consulta Dados Cadastrais do Veículo: Clique aqui para descobrir o número do Renavam pela placa!

Não é obrigatório ter o Renavam impresso, desde que você tenha acesso fácil pelo menos ao CRLV digital.

O jeito mais tradicional de consultar o licenciamento é pelo portal do Detran do seu estado, mas para isso, é preciso se cadastrar no site com login e senha, além de ter o número do RENAVAM sempre em mãos.

Se você precisa saber o endereço do proprietário ou do antigo dono de um veículo, você deverá ir até o Detran do seu estado e solicitar essa informação. Acontece que, na maioria das vezes, para que você possa ter acesso a esse tipo de dado, você terá que apresentar um Boletim de Ocorrência ou um mandato judicial.

Para descobrir o número do CRV pelo RENAVAM a dica está em uma sigla bastante conhecida pelos motoristas: DETRAN. Ao acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de sua localidade, procure a área de consulta de veículos e insira o número do RENAVAM e da placa de automóvel.

A consulta dos débitos pode ser feita pelos sites do Detran dos respectivos estados, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), uma espécie de CPF do veículo, que pode ser encontrado no CRLV do automóvel. A pesquisa também pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de cada estado.

Além da multa de R$ 293,47, a infração possui como medida administrativa a remoção do veículo nos casos em que a irregularidade não puder ser sanada no local.

Acesse o site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois basta inserir a placa do veículo e o RENAVAM. Emita uma guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD). Esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso.

Como consultar multa pelo Renavam?

  1. acesse o site do órgão do seu estado;
  2. acesse a aba de processos;
  3. procure por “consulta de multas”;
  4. faça o login no sistema do órgão (se não tiver você precisará fazer o cadastro);
  5. após o login, faça a consulta com o CPF do proprietário do veículo e o Renavam.

O contribuinte cujo RENAVAM não se encontre na base de dados dos agentes arrecadadores poderá obter a guia para pagamento de IPVA no link “Emitir Guia de Arrecadação do IPVA”, informando o número do Renavam, ou poderá obtê-la em uma unidade de atendimento da SEF/MG.