O que é coleta seletiva?

Perguntado por: dmedeiros . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos que conta com uma classificação prévia de acordo com a origem do material. Cada material recebe uma cor que indica sua natureza, como vidro, plástico, metal ou papel. Todo o lixo descartado por empresas, escolas ou até mesmo nas nossas casas pode ser separado.

A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares.

A coleta seletiva trabalha com um sistema de cores que identificam o tipo de material a ser reciclado: azul (papéis e papelões); verde (vidros); vermelho (plásticos); amarelo (metal) e marrom (resíduos orgânicos).

A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros.

A implantação de um projeto de coleta seletiva envolve o desenvolvimento de três etapas: planejamento, implantação e manutenção.

Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais.

O lixo reciclável engloba todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor. Confira as dicas para separar corretamente! Compartilhe: Reciclagem é o processo de transformar materiais descartáveis em novos insumos e produtos.

BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; ROXO: resíduos radioativos; MARROM: resíduos orgânicos; CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Na maioria dos países, a coleta de lixo é feita pelo poder público — no Brasil, pelas prefeituras ou empresas especializadas contratadas para essa finalidade.