O que é CNIS?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 19 votos

O que é? É o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

3.3) Consultar CNIS no banco

  1. Acesse o site da Caixa (www.caixa.gov.br);
  2. Clique em “Acesse sua Conta”;
  3. Selecione a opção “Serviços ao Cidadão”;
  4. Em seguida, clique sobre “Extrato Previdenciário”.

CNIS é a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais, que é um banco de dados do governo federal que registra informações trabalhistas e previdenciárias de todos os trabalhadores brasileiros. Essas informações podem ser consultadas através do extrato CNIS.

Você, trabalhador, ou o seu advogado de direitos trabalhistas, podem ir a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Será preciso apresentar os seus documentos, RG e CPF, junto ao seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo para Android ou iOS; Clique em “entrar com gov.br” e digite seu CPF para entrar ou criar sua conta (caso ainda não tenha cadastro); No início, digite na caixa de pesquisa a palavra “extrato” e clique na opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Basta clicar, no Meu INSS, em 'Agendamentos/Requerimentos' e, logo em seguida, 'Atualização de Informações Previdenciárias' – 'Atualização de Cadastro'.

Acesse o site do Meu INSS com seu login e senha. Clique na opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Verifique todas as informações do seu extrato, como nome, data de nascimento, CPF, vínculos empregatícios e contribuições realizadas.

Entre no sistema com sua senha, selecione a opção "Declaração Previdenciária (CNIS)" e emita o documento onde você pode ver informações. Antes de começar, você precisa instalar o aplicativo da Caixa, que está disponível tanto para Android ou iOS.

Sim. O INSS utiliza outros recolhimentos para fazer o CNIS do contribuinte individual ou do facultativo, por exemplo, como autônomos. Afinal, esses contribuintes não precisam necessariamente de carteira de trabalho, mas estão pagando o INSS. Desse modo, têm CNIS, mas não CTPS.

Qualquer documento com data na época do trabalho e assinatura do empregador que possa comprovar o trabalho prestado, inclusive recibos feitos à mão; Fotografias da época também podem comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS; PPP ou LTCAT (Aposentadoria Especial); Recibo com carimbo da época.

O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa. O NIS é uma inscrição voltada a todos que têm direito ao recebimento de algum tipo de benefício social do Governo Federal, tais como Pronatec, Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros.

DÚVIDAS EDITAL PROBEM – Como imprimir o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Para tirar o CNIS existem algumas formas: A) Pessoalmente em qualquer agência do INSS; B) por internet banking para correntistas da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil; e C) Pela internet: acessando o portal Meu INSS.