O que e carboidratos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Carboidratos, glicídios, glícidos, glucídios, glúcides ou hidratos de carbono, são compostos de função mista do tipo poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas.

Os carboidratos são moléculas formadas por unidades de carbono, hidrogênio e oxigênio. Apresentam várias funções no nosso organismo, dentre as quais: fornecimento de energia; atuam como sinalizadores, participam da estrutura da parede celular e da formação dos ácidos nucleicos.

Classificação dos carboidratos

Tipos de carboidratosExemplos
MonossacarídeosGlicose, galactose e frutose.
DissacarídeosSacarose (formada por glicose e frutose), maltose (formada por duas moléculas de glicose) e lactose (formada por glicose e galactose).
PolissacarídeosAmido celulose glicogênio

Os carboidratos desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. São a nossa principal fonte de energia. Eles nos ajudam a nos manter em movimento em atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Em suma, são vitais para nossa existência.

Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate. O carboidrato é um nutriente importante para fornecer energia para o corpo e que está presente em diversos alimentos.

Melhores carboidratos para uma alimentação saudável
Para consumir carboidratos de maneira equilibrada, prefira carboidratos complexos, que são de digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade. Por exemplo, pão integral, arroz integral, batata doce, macarrão integral etc..

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos.

O carboidrato simples, por sua vez, é digerido mais prontamente pelo organismo, e está presente em alimentos como arroz branco, batata, macarrão refinado, sucos de frutas, mel, frutas, entre outros.

As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.

A quantidade de ingestão de carboidratos necessária para a saúde ideal em humanos é desconhecida, embora o subsídio dietético recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para adultos sem diabetes seja 130g/dia.

Dicas e cuidados com o consumo de carboidratos
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 55% a 75% de carboidratos. Na prática, se você gasta 2 mil calorias por dia, deve consumir entre 275 g a 375 g de carboidratos.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Os dois últimos possuem uma quantidade maior de nutrientes que o branco. Rico em proteínas, minerais (como ferro, fósforo, potássio, cobre, cálcio, magnésio e zinco) e fibras, o feijão faz bem para o intestino e ajuda a cuidar do sistema nervoso. A alta concentração de ferro é importante para combater a anemia.

O arroz é carboidrato mais utilizado no País e o principal cereal para a população brasileira. Carro-chefe do prato feito de grande parte das famílias, ainda apresenta muitos benefícios nutricionais.

Existem várias opções saudáveis e nutritivas que podem ser usadas como substitutos do arroz, proporcionando variedade à dieta. Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, alface e acelga. Além disso, alguns alimentos não contêm carboidratos, como é o caso das proteínas, como ovos, frango e peixes.