O que é candidíase emocional?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Essa costuma ser a causa emocional mais comum da candidíase. Quando a mulher não quer fazer sexo, mas sente-se "obrigada" a isso (seja para agradar o outro ou por medo de perdê-lo, por exemplo), o corpo age como um soldado, colocando-se em posição de defesa.

Estresse e imunidade baixa
Existe candidíase emocional? Na verdade, ansiedade, estresse e flutuação emocional são causas comuns para uma crise de candidíase.

Veja agora como acabar com a candidíase:

  1. Evite ficar com roupas molhadas. Ambientes úmidos e quentes favorecem a multiplicação do fungo causador da candidíase. ...
  2. Prefira tecidos orgânicos. ...
  3. Higiene adequada. ...
  4. Evite absorventes diários e lenços umedecidos. ...
  5. Lavagem das roupas íntimas. ...
  6. Alimentação. ...
  7. Fortaleça a imunidade.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

A candidíase vaginal ou candidíase vulvovaginal é uma infecção desencadeada principalmente pelo fungo candida albicans, que pode causar coceira, corrimento e irritação na região da vagina. O fungo normalmente vive no organismo, em locais como a boca, a garganta, a vagina e a pele, sem causar nenhum problema.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

As causas da infecção por cândida podem variar e, portanto, o tratamento também. Muitos fatores estão associados à candidíase de repetição. É comum que a infecção se some a outros problemas de saúde e ao próprio estilo de vida da paciente e, por isso, se repita em ciclos sem fim.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

Nem tudo que brilha é ouro e nem tudo que arde é Candida… A vaginose citolítica é uma condição facilmente confundida com a candidíase, mas com um tratamento completamente diferente.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.