O que é burnout?

Perguntado por: emota . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

A Síndrome do Burnout não tem um tempo definido de duração. Depende muito de fatores individuais, como recursos psíquicos, e da exposição aos estressores no dia a dia. Dessa forma, uma pessoa com Burnout precisa reconhecer os gatilhos para o desenvolvimento da doença, de forma a evitá-los e prevenir novas crises.

Você deve conhecer alguém que esteja passando por um momento de exaustão extrema, de muito desgaste e instabilidade emocional em razão da quantidade excessiva de trabalho. Caso você conheça, provavelmente essa pessoa esteja com Síndrome de Burnout.

Como eu posso lidar?

  1. A primeira coisa é: não julgue. ...
  2. Não deduza a causa do problema. ...
  3. Ofereça seu tempo para escutá-lo. ...
  4. Se você sabe que alguém está enfrentando um processo de Burnout, reporte institucionalmente dentro do seu trabalho.

Estresse refere-se a um esgotamento pessoal que interfere na vida do individuo, mas não necessariamente na relação com o trabalho. Burnout é uma síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os usuários, clientes, organização e trabalho.

Cansaço excessivo
O cansaço físico e mental é um dos sintomas mais comuns do esgotamento emocional. Com a Síndrome de Burnout, o paciente sente como se não tivesse energia para nada.

O psiquiatra e o psicológo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.

Entretanto, somente um profissional da saúde pode atestar que você possui a síndrome de burnout! Em alguns casos, poder será examinado por um psicólogo e, em outros, é necessária a atuação de um médico (normalmente, um psiquiatra).

Durante o período de afastamento e recebimento deste auxílio, é direito o reconhecimento do FGTS. A Síndrome de Burnout concede, também, estabilidade empregatícia de 12 meses, o que significa que após o tratamento, o funcionário que volta ao ambiente de trabalho não pode ser demitido nos próximos 12 meses pela empresa.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, devido às condições desgastantes no ambiente laboral. Entre os sintomas da doença estão a dor de cabeça e o isolamento social.

A resposta é que o distúrbio se manifesta quando a relação com o trabalho acaba se transformando em estresse, ansiedade e nervosismo intensos. A pessoa acaba sendo levada ao seu limite, físico e/ou emocional, sentindo-se extremamente cansada, desmotivada e esgotada.

transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, tendo como agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional o Ritmo de trabalho penoso (CID10 Z56. 3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (CID10 Z56. 6).