O que é burguesia nos dias de hoje?

Perguntado por: dcustodio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital.

Atualmente, entendemos como burguesia a classe social detentora dos meios de produção e, consequentemente, do poder político.

O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.

Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.

Significado de Burguês
Pessoa que pertence à classe média, por oposição à classe dos operários e campônios.

Burguesia neste sentido, era exatamente a classe social de destaque na época, indivíduos que dominavam os bens, o capital. Este conceito deriva de “burgos”, “pequenas cidades”. Os burgueses apareceram em meados da Idade Média, no processo de crescimento e urbanização das cidades.

3 sinônimos de burguesia para 1 sentido da palavra burguesia: Classe social: 1 classe média, mediocracia, mesocracia.

“Por burguesia entendemos a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social e empregadores do trabalho assalariado. Por proletariado, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver”.

A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras).

O termo “burguesinha” vem de uma classe social, a burguesia, que surgiu no final da Idade Média. Atualmente, a palavra “burguês” pode ser utilizada de modo depreciativo, para caracterizar um indivíduo apegado a valores materiais e hábitos convencionais.