O que é bulking?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Bulking é um método para ganhar peso e massa muscular, meta de muita gente que procura uma academia.

Este tipo de técnica consiste em consumir mais calorias a qualquer custo. Ou seja, o praticante escolhe aumentar o peso por meio de uma alimentação exagerada e sem muitos cuidados. Nesse caso, é comum que o indivíduo que faz bulking se alimente de coisas gordurosas e não saudáveis.

Bulking é o nome dado ao processo de ganho de massa muscular, considerado a primeira etapa para alcançar a tão desejada hipertrofia dos músculos. Basicamente, o bulking consiste em um período no qual existe um consumo maior de calorias, gerando um aumento de peso e, consequentemente, da força dos músculos¹.

O bulking é a primeira fase do processo de hipertrofia que consiste no aumento do consumo de calorias, durante 4 a 6 meses, para facilitar o ganho de peso e de massa muscular. Este processo é praticado principalmente por fisiculturistas e atletas de alta performance.

Bulking: O objetivo é ganhar peso e massa muscular, adotando uma dieta hipercalórica, com ingestão de carboidratos. Cutting: Este processo visa eliminar o excesso de gordura do organismo, assim o consumo de calorias é restrito e se resume principalmente à ingestão de proteínas.

É o chamado bulking “sujo”, isto é, o consumo de carboidratos e gorduras não é saudável e a pessoa opta por alimentos como frituras, gorduras e processados. Consequentemente, pode haver um desequilíbrio de calorias e ao invés de ganhar músculos, você ganha gordura.

O bulking sujo estimula as pessoas a ganhar peso de forma acelerada, da maneira que for possível – e mais fácil. Isso inclui comer todo tipo de alimento, mesmo aqueles que não fazem tão bem à saúde como fast-foods e frituras – desde que sejam super-calóricos.

A recomendação geral é que a maioria das pessoas deveria iniciar o bulking somente quando estiverem suficientemente magras, com cerca de 10 a 12% de gordura corporal para homens e 16 a 19% para mulheres. Se seu percentual de gordura está dentro desses valores, significa que você já pode começar o bulking.

Alguns alimentos ricos em proteínas boas para a hipertrofia são: peixe, frango, arroz com feijão, lentilha e castanha de caju. Mas não é só isso, você deve consumir gorduras boas e carboidratos, para estimular a hipertrofia, sem causar o ganho de massa gorda.

Mas quando, exatamente, é o momento correto para iniciar um bulking ? Como recomendação geral, a maioria das pessoas deveria iniciar um bulking somente quando estiverem suficientemente magras, com cerca de 10-12% de gordura corporal para homens e 16-19% de gordura para mulheres.

Principais alimentos da dieta bulking
Carboidratos de boa qualidade: batata-doce, batata-salsa, batata-yacon, mandioca, aveia, germe de trigo, macarrão/pão/arroz integrais, sementes em geral (chia, linhaça, gergelim), legumes e frutas.

Mesmo sendo um carboidrato, muitas vezes considerado pelo senso comum como um inimigo das dietas saudáveis, ele tem propriedades que se encaixam perfeitamente nas necessidades de fisiculturistas, bodybuilders e outras pessoas que desejam o crescimento muscular.

Arroz integral cozido – 4 colheres de sopa cheias (100g); Feijão preto cozido – 2 colheres de servir cheias (70g);

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.