O que é briefing?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade.

Um briefing é um documento que serve como uma ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus fornecedores de marketing. Nele, a empresa deve explicar o que busca alcançar com um determinado projeto, com que finalidade, em que prazo e com que meios.

O briefing é um documento composto por uma série de dados sobre produto, empresa, mercado, concorrência, público-alvo, objetivos, orçamento e prazos. Ele reúne as ideias do cliente para o projeto e, por isso, deve conter o máximo de informações possível.

O Briefing é uma das primeira etapas do processo comercial de uma empresa. Dentro da realidade das agências de publicidade, essa fase é essencial para garantir o alinhamento de expectativas com o potencial cliente e a definição correta do escopo do projeto de marketing.

Quais são os tipos de briefing?

  • Briefing geral para campanha de marketing;
  • Briefing para posts de mídias sociais;
  • Briefing para criar um site;
  • Briefing para criar uma logo;
  • Briefing para um material rico;
  • Briefing para um blog post;

O que não pode faltar em um briefing?

  • Contexto geral. Comece com uma introdução que apresente um contexto geral sobre o projeto. ...
  • Objetivo. O objetivo do projeto deve estar bem definido e explicado para todos os envolvidos. ...
  • Mensagem principal. ...
  • Público-alvo. ...
  • Tom de voz. ...
  • Informações obrigatórias. ...
  • Canais de comunicação. ...
  • Prazos.

Um bom briefing deve conter as seguintes informações:

  • Detalhes sobre o produto ou serviço do cliente;
  • Como está o contexto atual do setor que o cliente atua;
  • O perfil do seu consumidor;
  • Os objetivos da empresa e do cliente.

Como fazer o briefing para uma apresentação?

  1. Um histórico da empresa/assunto abordado. Pegue todas as informações possíveis, em forma de história mesmo. ...
  2. Público alvo. Delimite o público alvo de interesse. ...
  3. Objetivos. ...
  4. Defina a mensagem central. ...
  5. Encontre um diferencial para a apresentação. ...
  6. Orçamento. ...
  7. Prazos e Cronograma.

O briefing pronto deve servir como um guia para facilitar o seu trabalho em meio ao dia a dia corrido. Ele é de extrema importância para preparar uma boa campanha ou ação que esteja alinhada com o público-alvo e objetivo de cada cliente.

Um briefing criativo é um meio de comunicação entre profissionais de marketing e de criação, onde um documento composto por elementos como: uma visão geral de alto nível do ativo criativo, um esboço da campanha, sua mensagem principal e o público-alvo [e fornecido à equipe de criação.

Indo direto ao ponto, o briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.

É um conjunto de informações passadas e recebidas em uma reunião, entre o piloto e o co-piloto/tripulação/demais técnicos envolvidos na operação ou entre o Inspetor / Examinador e o Examinando, a ser realizada antes e após cada voo.