O que é bom para infecção intestinal?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

Tratamento de infecção intestinal

  • Ciprofloxacino – 500mg, de 12/12h, por três a cinco dias.
  • Azitromicina – 500mg, de 24/24h, por três a cinco dias.
  • Sulfametoxazol 800mg-trimetoprima-160mg a cada 12h.

Chá de funcho
Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Quanto tempo duram os sintomas da infecção intestinal? Os sintomas geralmente duram apenas 1 ou 2 dias, mas ocasionalmente podem durar até 14 dias. Dependendo da causa, esses sintomas podem aparecer logo no primeiro dia após a infecção. A intensidade também varia, de acordo com o que provocou a infecção 1.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Dentre os principais sintomas estão:

  • Náuseas;
  • Febre e calafrios;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Cólica;
  • Dor nos músculos – principalmente na região abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar.

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Além disso, como o intestino está constantemente inflamado, pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais necessários ao funcionamento normal do organismo, podendo o paciente também sofrer de anemia, ossos frágeis, mais, dores musculares. , que prejudica a frequência cardíaca e retardo de crescimento em crianças e ...

Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP, constatou que pacientes com infecção intestinal têm mais propensão a desenvolver diabetes, obesidade, problemas cardíacos, intolerâncias alimentares e até mesmo doenças inflamatórias intestinais mais graves.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.