O que é bom para enjoo na gravidez?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 6 votos

O estômago vazio piora a náusea! Por isso, evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal, por exemplo.

Mantenha-se hidratada
Por isso, lembre-se de tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Outra opção é consumir suco de frutas como, melancia, abacaxi ou limão, chás como chá de gengibre ou de hortelã, água de coco ou água com gás, que também podem ajudar a aliviar o enjoo.

Embora comumente chamados de enjoo matinal, esses sintomas... leia mais ), embora possa ocorrer em qualquer horário do dia. Esse tipo de náusea e vômito geralmente tem início por volta da 5ª semana de gravidez e sua pior fase ocorre ao redor da 9ª semana. Ela desaparece entre a 16ª e a 18ª semana.

Frutas como laranja e limão são ricas em ácido fólico, uma vitamina que estimula a formação dos ácidos digestivos e favorece o esvaziamento gástrico. Estas vitaminas são ótimas para diminuir a incidência de enjoos durante o tratamento e podem ser consumidas diariamente, pois também aumentam a imunidade da paciente.

Você pode colocar lasquinhas de gengibre na água e beber ao longo do dia ou tomá-lo em forma de chá. Já o limão tem muitas vitaminas que o transformam em um excelente medicamento natural no combate de doenças do sistema digestivo. Recomenda-se espremer o suco do limão em um copo de água e tomar sem açúcar.

Acabe com as náuseas
Assim, ao primeiro sinal de náuseas, tente pressionar firmemente a parte interna do punho, entre os dois tendões maiores, dois dedos acima da dobra do pulso. Mantenha a pressão até se sentir melhor.

Para determinar o sexo do bebê com precisão você deverá realizar uma ultrassonografia após a 14a semana de gestação ou um teste de sexagem fetal após a 8a semana de gestação.

Os alimentos a serem evitados
É aconselhável evitar alimentos muito gordurosos, com muito açúcar, muito condimentados ou apimentados, por terem aceitação mais baixa em um período mais vulnerável para os sintomas de mal estar. Evitar ingerir líquidos durante as refeições é outro conselho.

Os enjoos no início da gravidez são, sim, sintomas comuns e normais. Muitas vezes o problema é chamado de “enjoo matinal”, porque é comumente o horário em que os sintomas estão piores. Porém, você pode se sentir enjoada e vomitar a qualquer momento do dia quando estiver grávida.

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus.

Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação. Algumas mulheres com menos sorte permanecem com náuseas até a 18ª semana, época em que 90% das gestantes já não as tem mais.

Beber água reduz a pressão no estômago, diminuindo a ocorrência de refluxos, que muitas vezes são os responsáveis pelas náuseas. Além de diminuir o sintoma, o consumo de água evita a desidratação. Porém, ela deve ser ingerida de preferência gelada e em pequenos goles.

O que é? Estímulo de pontos específicos com o uso dos dedos polegares. Medicina tradicional chinesa. Controle do estresse e melhora de náuseas, cãibras, constipação, fadiga e dores de cabeça e nas costas.