O que é bom para curar fimose?

Perguntado por: rnunes5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Tratamento. São indicados os seguintes tratamentos para fimose: Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande. Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos.

Utilizar uma bolsa de gelo ajuda a diminuir o inchaço e inflamação local; Manter uma higiene adequada no local da cirurgia evita o surgimento de infecções.

Em aproximadamente 40% dos casos não é possível reverter o problema sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Sendo uma dúvida bastante recorrente no consultório do urologista, é comum ouvir a pergunta: ''existe pomada para a cura da fimose?''

O tratamento para a fimose no adulto é cirúrgico.

Postec é uma pomada de uso dermatológica receitada para o tratamento clínico de fimose, caso onde há estreitamento do prepúcio no órgão sexual masculino.

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

Cerca de 99% dos bebés do sexo masculino nascem com fimose fisiológica e apenas 1% dos adolescentes com 17 anos apresentam ainda fimose. No caso da fimose desenvolvida posteriormente, a fimose patológica, as principais causas estão relacionadas com episódios de traumatismos ou de infeções.

A incidência de fimose é de 8% em crianças entre os seis e sete anos de idade e apenas 1% no adolescente entre 16-18 anos. Adultos que sofrem inflamações prepuciais de repetição podem piorar o grau de fibrose do anel a ponto de impedirem sua exposição natural. Estes pacientes devem ser operados para sua resolução.

O rompimento provavelmente causará um sangramento, pois trata-se de uma região irrigada por veias e artérias. Se o rompimento for parcial, parte da pele ficará exposta, o que causa incômodo.

POSTEC® é indicado no tratamento clínico tópico da fimose. POSTEC É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO.

A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

Tratamento da fimose no adulto
O tratamento inicial pode ser realizado com hidratantes para melhorar a elasticidade da pele e facilitar sua retração para a higiene diária. Em alguns casos, principalmente nas crianças pode-se usar cremes de corticóides locais de baixa potência.

A força exagerada pode causar microfissuras, trauma, dor e sangramento local. Isso pode gerar uma cicatrização secundária e PIORAR o quadro de fimose! As fraldas devem ser trocadas rotineiramente para evitar assaduras e lesões.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.