Qual a idade para saber se tem fimose?

Perguntado por: ubarreto3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

Sintomas de fimose

  1. Incapacidade de expor a glande.
  2. Dor durante as relações sexuais.
  3. Assaduras e cicatrizes nos genitais.
  4. Inchaço.
  5. Sangramento.
  6. Secreções com mau cheiro.
  7. Dificuldade ao urinar.

O urologista ressalta que não é preciso se preocupar com a fimose nos primeiros meses de vida. “Quando diagnosticado, o problema inicialmente deve ser tratado clinicamente, com exercícios suaves e uso de pomada”, aponta. Somente quando o tratamento clínico não apresenta resultado positivo é que há indicação cirúrgica.

A fimose pode acontecer em qualquer momento da vida, até mesmo na terceira idade.

A fimose, per se, não gera sintomas, mas o fato de não permitir a retração do prepúcio pode predispor a sinais e sintomas. Os principais sintomas que se associam a fimose são: Dor ou desconforto durante as relações sexuais; Maior frequência de Infecções e inflamações na glande (balanopostites)

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Casos extremos de fimose, com anel muito estreito, podem causar dificuldade para urinar, ocorrendo a micção por balonamento, ou seja, a urina fica retida na bolsa de prepúcio para depois ser expelida para o meio externo.

Fimose é um excesso de pele que recobre a glande (cabeça do pênis) e impede o homem de puxá-la para fora. Apesar de conhecermos a fimose como um problema, todo bebê do sexo masculino nasce com essa condição, só que ela desaparece naturalmente com o passar do tempo.

A fimose pode aumentar a possibilidade de pequenas fissuras ou lesões no prepúcio, que podem servir como portas de entrada para patógenos. Há também um risco associado ao câncer de pênis.

Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica. O hábito antigo de forçar um descolamento não está indicado e deve ser evitado.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.