Qual é a função do amor?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O amor é a força motivacional da vida, é o motor de nossa existência. A vida do ser humano não se consolida de maneira isolada. Somos em função de um outro, aprendemos a ser com o outro ao qual nos ligamos.

Amor é sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outro. Não apenas desejar o bem, mas, fazer com que uma pessoa queira estar com outra, em companhia e em proteção mútuas. O psicólogo Abraham Maslow cita como hierarquia das necessidades, segurança e proteção, amor e associação, autoestima e auto realização.

É associado com uma variedade de emoções positivas, como felicidade, animação, satisfação com a vida e euforia. Mas também pode provocar emoções negativas, como ciúmes e estresse. Quando se trata de amor, algumas pessoas dizem que é uma das emoções humanas mais importantes.

De acordo com estudos da neurociência, o amor se assemelha a um vício, uma vez que faz com que sejam liberadas substâncias químicas ao reconhecerem uma suposta recompensa – entre elas, a dopamina, ocitocina, adrenalina – em nosso corpo, trazendo sensações como ansiedade, prazer, euforia, conforto, apego.

O amor tem total importância em nossas vidas. Mesmo sem perceber precisamos de amor o tempo todo, pois sem ele ficamos perdidos no mundo. Assim como necessitamos nos alimentar para sobreviver, também precisamos do amor. É ele quem, nas horas difíceis, “segura as pontas” e não nos deixa desistir.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

O amor verdadeiro é o reflexo de um carinho puro e de uma afeição incondicional que só descobrimos depois que presenciamos. O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá à vida um verdadeiro sentido. O nosso coração descobre o amor verdadeiro quando as suas batidas entram no ritmo da paixão, do carinho e do afeto.

Amar o próximo é uma atitude que beneficia o outro, mas também a nós mesmos. O que muitas pessoas não percebem é que a manifestação desse sentimento pode ser feita de diversas formas. Muitos acreditam que demonstrar amor está relacionado a abraços ou a outros atos mais concretos, como demonstrar isso verbalmente.

O amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Os neurotransmissores da paixão são os mesmos de sempre, comuns na regulação normal do sistema nervoso, porém especialmente três têm ações simultâneas nas sensações intensas do flerte – dopamina, feniletilamina e ocitocina.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

Resumidamente, "sem laços, não sobrevivemos e não é possível viver sem se experienciar amor e sentimento de pertença”, e a perda de vínculos significativos é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de quadros depressivos e ansiogénicos.

O amor é capaz de fazer você sorrir, chorar, pedir, cantar. E, também, é capaz de levar você a fazer coisas impensadas. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.