O que é bom para comer depois do treino?

Perguntado por: bgarcia9 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Leite, iogurte, queijo, carnes magras (frango, por exemplo), peixe ou ovos são algumas fontes proteicas que deve incluir na sua alimentação pós-treino. No entanto, a ingestão de proteína nesta fase deve ser moderada, pois, quando em excesso, dificulta os processos bioquímicos de recuperação do corpo.

Carboidratos: batata inglesa, batata-doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cenoura, grão de bico, feijão preto, quinoa, lentilha, aveia, macarrão integral, arroz integral e pão integral. Frutas: melancia, maçã, melão, morango, abacate, banana, manga e laranja. Proteína: ovos, frango, peixe, iogurte, queijos e brancos.

Alimentos para ganhar massa muscular

  1. leite.
  2. água de coco.
  3. suco de frutas.
  4. água saborizada.

melancia

No pós-treino. Uma das melhores frutas para quem treina. A melancia é composta por 90% de água, rica em vitaminas A, C e B6 que fornece energia para o corpo, além de ter propriedades como, zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio. No pós-treino, a melancia ajuda na completa hidratação, como um isotônico natural.

Carboidratos integrais: pão, arroz e macarrão integral aliam a reposição energética dos carboidratos às fibras. A famosa batata-doce e o inhame também são boas opções. Proteínas vegetais: feijão, grão de bico, ervilha e lentilha são ótimas opções para quem quer uma refeição vegetariana ou mais leve.

Não fique em jejum depois do treino
Isso porque, de acordo com Costa, não comer nada aumenta o catabolismo, que é o processo de quebrar moléculas mais complexas em formas mais simples. Ou seja, as proteínas são transformadas em aminoácidos, e não o contrário {que é o que a gente busca com os exercícios}.

O pós-treino
Após os exercícios, isto é, no pós-treino, o corpo precisa de reposição de proteína e carboidrato bom. A principal função do ovo, neste caso, é garantir essa reposição de forma saudável.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Quem malha pode comer pão com ovo? É claro que sim! O ovo é uma ótima fonte de proteína, enquanto o pão é rico em carboidratos. Juntos, eles são uma ótima opção de pré ou pós-treino, ajudando tanto na recuperação e na construção dos seus músculos quanto na obtenção de energia para pegar pesado na hora de treinar.

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular.

O que não comer depois do treino? De acordo com o especialista, ingerir alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e/ou gordura saturada no pós-treino não propicia uma boa recuperação dos tecidos musculares (importante para quem busca a hipertrofia).

Ela será útil no pré-treino (e também na sua alimentação como um todo), pois é uma fonte de carboidrato simples, ou seja, será de rápida absorção, entregando energia e disposição para o seu treino.