O que é bom para colica?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Chás de camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão e alecrim são bons exemplos de chás com propriedades tranquilizantes. Ao mesmo tempo, evite, bebidas estimulantes como café, energéticos e bebidas açucaradas.

1. Chás

  1. Chás. Vários sabores de chás são poderosos remedinhos para alívio das cólicas. Embora muitas pessoas sejam adeptas a medicação, a infusão de folhas é uma alternativa natural que promove os mesmos efeitos analgésicos. ...
  2. 1.1. Camomila. ...
  3. 1.2. Canela. ...
  4. 1.3. Orégano. ...
  5. 1.4. Calêndula.

veja as posições que podem te ajudar a aliviar a cólica!

  1. bruços. Para algumas lindezas, essa posição já faz parte da rotina no período pré menstrual, não é mesmo? ...
  2. balasana. ...
  3. abraço lateral. ...
  4. posição fetal. ...
  5. parivrtta natarajasana.

Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.

O tipo mais comum de dor menstrual é a dismenorreia primária, outro nome para cólica menstrual. Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®). Analgésicos comuns, como o paracetamol, têm eficácia inferior aos anti-inflamatórios e, por isso, não costumam ser usados como tratamento de primeira linha.

Como prevenir as cólicas menstruais?

  1. Compressa de água morna no abdômen. A técnica de colocar água quente no abdômen já é bastante antiga e bem eficiente. ...
  2. Tomar chá de gengibre. ...
  3. Fazer exercício para cólica. ...
  4. Evitar beber café e álcool. ...
  5. Evitar comer doce e salgado. ...
  6. Beba água.

Para que serve? A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

A cólica menstrual, ou dismenorreia, acontece quando o útero se contrai para eliminar o excesso de endométrio no final do ciclo menstrual. Os movimentos de contração e relaxamento causam dores que partem da região abdominal inferior até as pernas e a região lombar da mulher.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipos: Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações.