O que é bom para câimbra?

Perguntado por: svasques . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

Fazer massagens firmes com movimentos circulares no músculo / região atingida; Adotar posições que alonguem os músculos atingidos, na tentativa de os relaxar. Por exemplo, numa cãibra da 'barriga da perna' sentar com a perna esticada e puxar os pés para trás com as mãos; Aplicar calor na região atingida.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais comuns de câimbras do que a falta de potássio”, explica o Dr. Daniel Benitti.

As cãibras podem ocorrer por dois motivos. No primeiro deles, o ácido lático, substância que é produzida quando o nosso organismo queima glicose ao longo da prática de uma atividade física, acaba se acumulando em excesso dentro do músculo e o faz entrar em fadiga — fator que desencadeia os espasmos e dores.

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

Banana verde: A banana verde é considerada um alimento funcional, uma vez que apresenta um alto conteúdo de amido resistente. Este amido tem ação similar às fibras alimentares.

Vitamina B6 - Auxilia na contração e no relaxamento muscular, prevenindo câimbras. Vitamina E - Tem papel antioxidante, contribui na proteção do organismo contra os efeitos dos radicais livres. Potássio - É um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos.

- alongamento antes e após exercícios; - hidratação adequada; - evitar uso de álcool e cafeína devido efeito diurético; - consumo de água tônica (há relatos de melhora das câimbras com uso de água tônica devido presença de quinino);

Como tomar o bicarbonato para cãibras? A quantidade estudada gira em torno de 0,3g de bicarbonato por kilo de peso corporal. O fator limitante neste caso é o desconforto gastrointestinal presente frequentemente. Cabe ao nutricionista e atleta chegarem juntos a uma quantidade e forma de absorção ideal.