O que é bom para acabar com HPV?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O tratamento do HPV é feito de forma individualizada de acordo com cada caso específico, baseado no tipo de lesão que a mulher desenvolve. Em relação às verrugas, os principais medicamentos tópicos utilizados são: Podofilo toxina; podofilina; Ácido tricloroacético; Imiquimode, bem como pode-se utilizar a cauterização.

É impossível eliminar completamente o vírus HPV das pessoas. Dessa maneira, é possível apenas o tratamento das lesões de pele (verrugas genitais e de pele). Tratamento Tópico: É possível eliminar as verrugas genitais por meio da aplicação de ácidos (ácido tricloroacético/ATA) ou creme (imiquimode a 5%).

O tratamento do HPV pode ser feito em casa, com pomadas, ou nas clínicas, com técnicas como cauterização, que eliminam as verrugas do HPV. Os remédios mais utilizados são as pomadas, como Podofilox ou Imiquimode, além de remédios para fortalecer o sistema imune, como o Interferon.

Água quente. Um estudo demonstrou que deixar as verrugas de molho em água muito quente é útil, já que a água quente suaviza a verruga e pode matar o vírus. Assegure-se somente que a água não esteja tão quente a ponto de causar queimaduras.

Interferon beta recombinante é indicado como adjuvante ao tratamento físico (cirurgia, cauterização e laser), nas lesões condilomatosas, nas lesões associadas á neoplasia intraepitelial (colo, vagina, vulva, perianal ou peniana), nas lesões refratárias, recidivantes e extensas.

Entre eles estão: o tabagismo, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos, gordurosos, ricos em açúcares, a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e tomar sol sem proteção.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Philips.

RIO — A partir do ano que vem, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá oferecer pomadas de podofilotoxina e imiquimode para o tratamento de verrugas nas genitálias e no ânus, uma das consequências da infecção pelo vírus HPV. Segundo o Ministério da Saúde, os medicamentos estarão disponíveis à população em até 180 dias.

Para realizar o exame, é necessário coletar uma pequena amostra de secreção do colo do útero e vagina no caso das mulheres. A amostra pode também ser coletada na secreção anal ou bucal quando se quer verificar se o vírus está nesses locais. Em homens coletar o exame nas secreções da glande, uretra ou pênis.

Tratamento para HPV
Acredita-se que o HPV é curado naturalmente em 80% a 90% dos casos entre um ou dois anos após a contaminação. Nesses casos, o sistema imunológico aprende a combater o vírus e pode eliminá-lo por completo do organismo.

A verruga é um problema de pele muito comum e incomoda bastante. Apesar da tentação, não se deve tentar retirá-la em casa, pois isso aumenta a chance de que ela se espalhe. Ela é causada por um vírus, por isso, esse risco existe.

Ácido salicílico – São produtos à base de ácido salicílico que devem ser aplicados sobre as verrugas todos os dias. É indicado também, friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lixa ou pedra-pomes.

Ter hábitos saudáveis certamente ajudará a evitar a volta das verrugas do HPV. Uma boa alimentação e evitar o estresse contribuem para sua saúde em geral. Realizar a vacina contra o HPV diminui a chance de recidiva das lesões.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.