O que é bom comer depois do treino?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Carboidratos: batata inglesa, batata-doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cenoura, grão de bico, feijão preto, quinoa, lentilha, aveia, macarrão integral, arroz integral e pão integral. Frutas: melancia, maçã, melão, morango, abacate, banana, manga e laranja. Proteína: ovos, frango, peixe, iogurte, queijos e brancos.

Alimentos para comer sem culpa
Oleaginosas – Castanhas, amêndoa, avelã, amendoim e nozes. É importante destacar que a alimentação pós-treino deve ser feita dentro de um período de 30 minutos a duas horas após o término do exercício, a fim de evitar o uso das proteínas musculares como fonte de energia.

Beber bastante água e consumir proteínas saudáveis são a melhor opção no pós-treino. A quantidade irá variar de acordo com seu propósito e a intensidade do seu esforço. Ovos, água de coco e azeite de oliva podem entrar praticamente em qualquer lista do que comer depois do treino.

O pós-treino
Após os exercícios, isto é, no pós-treino, o corpo precisa de reposição de proteína e carboidrato bom. A principal função do ovo, neste caso, é garantir essa reposição de forma saudável.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

melancia

No pós-treino. Uma das melhores frutas para quem treina. A melancia é composta por 90% de água, rica em vitaminas A, C e B6 que fornece energia para o corpo, além de ter propriedades como, zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio. No pós-treino, a melancia ajuda na completa hidratação, como um isotônico natural.

Ela será útil no pré-treino (e também na sua alimentação como um todo), pois é uma fonte de carboidrato simples, ou seja, será de rápida absorção, entregando energia e disposição para o seu treino.

Junto ao Whey Protein, a Creatina é um dos produtos mais populares entre pessoas que treinam e buscam opções de suplemento para ganhar massa muscular. Ele tem função principalmente focada na performance de quem treina, justamente porque age fornecendo energia para o corpo durante os exercícios.

Quando o objetivo principal é o ganho de massa muscular, para a recuperar o músculo e estimular a hipertrofia, é indicado que o pós-treino seja feito no máximo 45 minutos após o treino, devendo ser rico em proteínas e carboidratos, além de hidratação adequada.

Diferente do que algumas pessoas acreditam, alimentar-se muito tempo após a atividade física para repor a energia não é o ideal. O indicado por especialistas é comer o que será necessário para o seu organismo.

Os carboidratos são a maneira mais eficiente de fazer essa reposição. Por isso, valorize o consumo de uma fonte leve desse nutriente – pães integrais, massas e frutas são ótimas opções – combinada com sua proteína favorita.

Isso porque o leite aumenta a síntese da proteína muscular após o exercício e reidrata, além de contribuir para a ressíntese do glicogênio e ameniza dores e perdas de funções musculares. É por esses e outros motivos que o consumo de leite deve ser estimulado. Beba mais leite!