O que é biotina?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Biotina, também conhecida como vitamina B7, é uma vitamina essencial, hidrossolúvel, que funciona como uma coenzima no metabolismo das purinas e dos carboidratos. Atua na formação da pele, unhas e cabelo, na utilização dos hidratos de carbono e na síntese de ácidos graxos.

A biotina apresenta uma série de benefícios para o corpo. Ela serve para promover a saúde da pele, pois garante a formação de colágeno e queratina, fundamentais para a elasticidade e resistência da pele. Além disso, a vitamina fortalece as unhas e os cabelos, já que mantém a produção de proteínas essenciais para tal.

Biotina é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade à biotina.

Além de fortalecer cabelos e unhas, ela também auxilia no metabolismo de lipídios (gorduras), proteínas e carboidratos, mantendo a pele mais saudável e impedindo o ressecamento. Para os cabelos, a biotina é tudo de bom mesmo!

Vitamina B7

A Vitamina B7 pode ser obtida em uma ampla variedade de alimentos. O fígado é uma excelente fonte natural desta vitamina, sendo altamente recomendado para quem precisa da Biotina. Cereais integrais e nozes também são ótimas fontes de Vitamina B7, assim como a gema do ovo.

Abacate

Abacate. Uma unidade média da fruta também fornece cerca de 6 mcg de biotina. O alimento pode ser consumido tanto em vitaminas, como em pratos salgados e sobremesas.

Uma das melhores biotinas do mercado é o da Spring Valley, uma marca comprometida em fortalecer a saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Isso porque a B7 presente em suas cápsulas possui máxima absorção para o seu organismo, favorecendo o metabolismo de ácidos graxos com apenas 1 cápsula por dia.

Faz mal tomar biotina? Não. A biotina não causa nenhum mal ao organismo de pessoas saudáveis.

As manifestações clínicas incluem: alopécia, atraso no desenvolvimento, hipotonia muscular, crises epilépticas, rash cutâneo, infecções de pele, ataxia, conjuntivite, deficiência auditiva, letargia, problemas respiratórios e anormalidades visuais, dificuldades de alimentação, coma, diarreia e infecções fúngicas.

Quem faz uso da suplementação de biotina corre um risco ainda mais importante: ter os resultados de exames laboratoriais, como os da tireoide, alterados. Assim, acabam sendo diagnosticados com hipo ou hipertireoidismo sem, de fato, ter a doença.

O ideal é fazer uma avaliação minuciosa dos seus hábitos alimentares assim como seu estilo de vida para investigar o que estaria ocasionando a queda do cabelo e com isso corrigir/adequar sua dieta e ver a necessidade da suplementação. Quanto ao tempo, pelo menos 4 meses para ver um resultado eficaz.