O que é biossegurança?

Perguntado por: rcarvalho7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador e\ou paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.

Biossegurança: é um conjunto de medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos ...

A Biossegurança é um conjunto de medidas tomadas para garantir que não haja contaminação de pessoas, materiais e equipamentos no local onde se desenvolvem as atividades profissionais. Essas medidas atuam diretamente na contenção e eliminação dos riscos de exposição, priorizando a saúde humana, animal e o meio ambiente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a biossegurança é uma abordagem estratégica e integrada para analisar e gerenciar os riscos relevantes para a vida e a saúde humana, animal e vegetal e os riscos associados para o meio ambiente.

São eles:

  • Pessoas no centro;
  • Segurança do Paciente;
  • Abordagem por processos;
  • Aprendizagem e melhoria contínua.

A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente” ...

melhorar a saúde da população; baixar os índices de acidentes de trabalho; minimizar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Existem cinco grandes áreas da biossegurança. Elas são prevenção, organização, emergência, treinamento e manutenção.

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

A Biossegurança é de fundamental importância em Serviços de Saúde, não só por abordar medidas de Controle de Infecções para proteção da equipe de Assistência e Usuários da Unidade, mas por ter um papel importante na promoção da Consciência Sanitária na Comunidade onde atuam os profissionais da Saúde, como também da ...

A implementação de normas de biossegurança auxilia, principalmente, a minimizar os riscos biológicos que circulam dentro do ambiente hospitalar. Afinal, trata-se de um local onde há uma grande circulação de pessoas enfermas, que podem disseminar vírus ou bactérias.

Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas. NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas, NÃO atender telefone. integridade das luvas após a desinfecção. NUNCA reutilizar as luvas, DESCARTÁ-LAS de forma segura.

PRINCÍPIOS DA BIOSSEGURANÇA
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.

O uso de medidas de proteção individual: • Uso de avental; • Uso de luvas descartáveis, sempre que necessário; • Máscara e óculos de proteção (para evitar aerossóis ou projeções nos olhos); • Utilização da capela de fluxo laminar corretamente, mantendo-a limpa após o uso; • Autoclavagem de material biológico, antes de ...