O que é bioimpedância?

Perguntado por: ibittencourt2 . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 8 votos

Bioimpedância é a magnitude da oposição do substrato biológico à passagem de uma determinada corrente elétrica.

Você já ouviu falar em exame de bioimpedância? Trata-se de uma análise para avaliar a composição corporal, com base na quantidade aproximada de músculos, ossos e gorduras do corpo. Seus resultados ajudam também no diagnóstico de fatores de risco nutricional, a fim de possibilitar a prevenção de doenças.

Esse tipo de exame costuma ser feito com o uso de uma balança especial, como a InBody, Tanita ou Omron, que possui uma placa de metal capaz de conduzir correntes elétricas imperceptíveis pelo corpo do paciente, conseguindo, assim, fazer uma leitura da estrutura corporal e alcançar números aproximados.

Apesar de não ser capaz de detectar nenhuma doença, o exame de bioimpedância auxilia diretamente no diagnóstico do excesso de peso. Através do exame é possível identificar mais precisamente volume de gordura e de massa muscular, valores estes preditivos de uma boa saúde.

Quanto custa um exame de bioimpedância? O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180.

Qual a indicação? O exame pode ser realizado nas consultas de avaliação e acompanhamento nutricional ou em pacientes que tenham encaminhamento médico ou de nutricionista para realizar somente o exame.

A avaliação de bioimpedância prescrita por médicos ou outros profissionais é indicada, sobretudo, para o acompanhamento da evolução de regimes nutricionais destinados tanto à perda de peso quanto ao ganho de massa magra. Assim, ela pode ser indicada para um paciente com quadro de obesidade, por exemplo.

Vestir-se com roupas leves (legging, short, bermuda, top, camiseta leve); Urinar pelo menos 30 minutos antes; Retirar objetos de metal presos ao corpo, como anéis, relógios e brincos grandes; Ficar em repouso por cerca de 10 minutos antes do exame.

Estar de jejum de 2 horas (incluindo água e outros líquidos) antes do exame; Usar roupas leves, como legging, shorts, tops, biquínis para facilitar a realização do procedimento.

Urinar 30 minutos antes do teste; O melhor período para a mulher ser avaliada é no meio do ciclo menstrual, onde a retenção hídrica é menor (do 7º ao 21º dias do ciclo); Quando for repetir o teste, procure fazer sempre no mesmo período do dia. *Na clínica o exame é realizado no período da manhã, com agendamento prévio.

Desvantagens: a ausência de pontos de corte para diagnósticos, escassez de protocolos clínicos e concordância em sua utilização e utilização limitada em situações com edema excessivo.

5Não conduzir o teste após o banho ou sauna. A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.