O que é bcaa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

BCAA que traduzido significa aminoácidos de cadeia ramificada. São eles: Leucina, Isoleucina, Valina. Fazem parte dos 9 aminoácidos essenciais para os seres humanos, ou seja não são produzidos de forma endógena, por conseguinte têm que ser consumidos na dieta.

O BCAA são os aminoácidos de cadeia ramificada chamados leucina, isoleucina e valina. Eles são muito importantes para o corpo humano, pois não são produzidos pelo organismo. Esses aminoácidos são responsáveis por estimular a síntese de proteína, que é fundamental para a construção e reparação muscular.

Não há contraindicações sobre o horário para tomar o BCAA. É possível consumi-lo antes ou depois do treino, já que ele pode ajudar a fornecer energia e a prevenir a fadiga muscular. O ideal é sempre ingerir um suplemento alimentar após uma refeição, como o café da manhã, por exemplo.

A creatina vai ser utilizada principalmente em atividades de força e alta intensidade, já o BCAA pode ser utilizado em atividades de força, podendo ou não contribuir no resultado (isso vai depender dos alimentos consumidos antes do treino, prescrito ou não na dieta do indivíduo) e de baixa intensidade.

Uma destas pesquisas, que saiu no Anual Meeting of the Internal Society of Sports Nutrition, comprovou que os atletas que utilizaram o BCAA durante um total de 8 semanas ganharam o dobro de força e massa muscular do que aqueles que não o utilizaram.

Geralmente, o uso do BCAA é recomendado no pós-treino, com a intenção de contribuir para o aumento da síntese proteica, recuperando e aumentando o músculo para o próximo treinamento. Quando suplementado no pré-treino, ele também auxilia na melhora da resistência e, por consequência, da performance, evitando a fadiga.

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.

A entrada e absorção de nutrientes ficam mais fáceis e o uso de BCAA fará com que seus músculos se recuperem mais rapidamente. O ideal inclusive é consumir com Whey Protein atrelado a algum carboidrato, lembrando que a proteína do soro do leite já contém BCAA's e vai potencializar ainda mais a recuperação.

A forma recomendada de tomar BCAA é após o treino na dosagem de 4 gramas. Porém, desde que seja consumido em um horário próximo ao treino, os benefícios para o ganho de massa muscular estarão presentes. O melhor horário para tomar é 30 minutos após o treino ou antes, caso essa seja sua preferência de consumo.

Como Escolher o Melhor BCAA

  1. ① Prefira BCAA em Pó para Mais Pureza e Absorção Rápida. ...
  2. ② Verifique se a Leucina é Fornecida na Proporção Correta. ...
  3. ③ Verifique se Precisa de Vitamina B6. ...
  4. ④ Avalie o Melhor Custo por Grama de Leucina. ...
  5. ⑤ Considere Também o BCAA Vegano.

É importante ressaltar que não há problema em consumir creatina e não malhar, até porque muitos especialistas indicam consumir 3g por dia do suplemento. A partir disso, é possível tomar creatina no cotidiano mesmo que não melhore.

De modo geral, podemos dizer que ambos auxiliam na recuperação e desenvolvimento de massa muscular, contudo a creatina tem sua funcionalidade mais bem aplicada durante a fase de treino, enquanto o BCAA está mais envolvido na fase de recuperação.